Em comunicado a que a Lusa teve hoje acesso, o Serviço Nacional das Prisões (Sernap) de Moçambique avança que Abdul Afonso Tembe foi recapturado no Estabelecimento Penitenciário Regional do Centro, na província de Manica, ostentando o nome de Lúcio António Ferreira.

Abdul Afonso Tembe cumpria uma pena de 12 anos e dois meses de prisão a que foi condenado por roubo qualificado, associação para delinquir e posse de armas proibidas.

"O Serviço Nacional Penitenciário, em coordenação com os demais órgãos de administração de justiça, vinham desenvolvendo ações de busca e recaptura do foragido, o que culminou com a confirmação de que o réu Lúcio António Ferreira é o mesmo que responde pelo nome de Abdul Afonso Tembe, supostamente envolvido no assassinato do procurador Marcelino Vilanculos", refere a nota.

O comunicado avança que o arguido foi transferido para a província de Maputo, onde deve responder pelo seu alegado envolvimento na morte do magistrado.

O arguido fugiu da cadeia na província de Maputo no dia 24 de outubro de 2016, deixando pendentes "os autos de instrução preparatória" abertos na sequência do homicídio de Marcelino Vilanculos.

O magistrado foi assassinado a tiro em Maputo em abril de 2016, quando se dirigia de carro para a sua casa, nos arredores da capital.

Marcelino Vilanculos tinha em mãos processos-crime associados à onda de raptos nas principais cidades moçambicanas.

PMA // PA

Lusa/Fim