O Algarve é a região com maior número de candidaturas, com 77 praias candidatas. Segue-se Lisboa e Setúbal com 52 candidaturas, Beira Litoral com 47, o Alentejo com 35. Estremadura e Ribatejo têm 33 praias a concurso, Entre Douro e Minho 25, Beira Interior tem 23, Açores tem 20, Madeira tem 10 e Trás-os-Montes e Alto Douro tem 5 candidatas.

A maioria das candidaturas foram apresentadas por 64 Municípios de todo o país e as restantes foram apresentadas por outras entidades públicas e privadas. Por categorias, o maior número de candidaturas regista-se nas Praias Urbanas com 73 candidatas.

A votação pública vai decorrer por SMS, chamada telefónica, internet e Facebook

As categorias de Praias de Dunas e Praias de Arribas registam 53 candidatas cada, seguindo-se as Praias de Rios com 43, as Praias Selvagens com 41, as Praias de Uso Desportivo com 33 e as Praias de Albufeiras e Lagoas com 31 candidatas.

Nesta fase, as 327 candidaturas têm que ser validadas pelo Conselho Científico, composto por 7 entidades: Secretaria de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território; Marinha Portuguesa; Associação Bandeira Azul da Europa; GEOTA; Liga para a Protecção da Natureza; Quercus; e SOS – Salvem o Surf.

Organizadas em 7 categorias, as 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que duas maravilhas por região.

Na final, só 21 praias vão disputar o estatuto de “praia maravilha”

Esta semana, um painel de 70 Especialistas vai analisar a lista longa de nomeados e eleger as 70 praias pré-finalistas, tendo em conta os seguintes 7 critérios: Beleza da praia; Qualidade da água e Limpeza da praia; Estado de conservação dos sistemas naturais (fauna e flora) e sistemas edificados; Serviços prestados aos utentes da praia; Espaços públicos de qualidade; Preservação da Identidade Local; e as Condições naturais para a prática desportiva.

A lista de 70 praias pré-finalistas é conhecida a 27 de Fevereiro. Posteriormente um painel de 21 personalidades vai selecionar apenas 21 Finalistas para votação pública. A representatividade geográfica do país é assegurada através da presença no mínimo de um finalista de cada uma das 10 regiões do país.

A votação pública por SMS, chamada telefónica, internet (www.7maravilhas.pt) e Facebook decorre entre 7 de Maio e 7 de Setembro de 2012, e as “7 Maravilhas – Praias de Portugal” serão reveladas em direto na RTP1 a 8 de Setembro de 2012.