Desde o início da pandemia, o país somou 825.340 casos confirmados de covid-19, que resultaram em 84.420 mortos.

Segundo o diretor de Epidemiologia, José Luis Alomía, o México registou 6.280 casos por milhão de habitantes, o que o coloca na 71.ª posição de uma lista da Organização Mundial de Saúde (OMS) liderada pelo Qatar.

Já em relação ao número de mortes, o país contabilizou 648 óbitos por milhão de habitantes, segundo a mesma fonte, colocando-o em décimo lugar, atrás de países como San Marino, Peru, Bulgária, Andorra, Bolívia, Espanha, Brasil, Chile e Equador.

A taxa de mortalidade no México é superior a 10%, uma das mais altas a nível mundial.

A covid-19 é a quarta causa de morte no país, a seguir a problemas cardíacos, diabetes e tumores malignos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (Inegi, na sigla original).

Com uma população de 130 milhões de habitantes, o México é o quarto país do mundo com mais mortes provocadas pelo novo coronavírus, depois dos Estados Unidos, Brasil e Índia, e o nono com mais casos confirmados.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e oitenta e um mil mortos e mais de 37,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PTA // PTA

Lusa/Fim