[weglot_switcher]

Maior aeroporto do mundo? Emirados querem elevar capacidade do aeroporto secundário do Dubai

O investimento de mais de 30 mil milhões de euros pretende aumentar a capacidade para 260 milhões de passageiros anualmente, cinco pistas paralelas e cinco terminais com 400 portas para as aeronaves. Objetivo é tornar o aeroporto secundário do Dubai no maior do mundo nos próximos anos.
28 Abril 2024, 21h36

O aeroporto internacional Al Maktoum fica no Dubai e é o segundo maior desse emirado. Agora, e depois de ter iniciado o transporte de passageiros em 2013, os Emirados Árabes Unidos vão começar a construir novos terminais neste aeroporto, de forma a torná-lo no maior do mundo.

Quando as obras estiverem concluídas, o segundo maior aeroporto do Dubai terá capacidade para mais de 260 milhões de passageiros, ultrapassando largamente a capacidade do maior aeroporto do emirado, atualmente com espaço para receber 90 milhões de visitantes anualmente.

O anúncio da construção de novos terminais foi feito pelo governador do Dubai, Mohamed bin Rashid. O governador revelou ainda que a construção tem um custo aproximado de 128 mil milhões de dirhams dos EAU, o equivalente a 32,6 mil milhões de euros.

“Será cinco vezes maior que o atual aeroporto internacional do Dubai e todas as operações do aeroporto internacional serão transferidas para o aeroporto internacional Al Maktoum nos próximos anos. O aeroporto acomodará 400 portões para aeronaves e cinco pistas paralelas. Novas tecnologias de aviação serão utilizadas pela primeira vez no sector da aviação”, escreveu o governador na rede social X.

A expansão dos novos terminais de passageiros, à qual se vai acrescer a construção de um edifício, faz parte da estratégia da Dubai Aviation Corporation.

E a que se deve este crescimento do segundo aeroporto internacional do Dubai, atualmente com capacidade para 88 milhões de passageiros? A resposta foi dada no mesmo tweet pelo governador.

“À medida que construímos uma cidade à volta do aeroporto no sul do Dubai, a procura de habitação para um milhão de pessoas seguir-se-á. Sediará as principais empresas mundiais dos sectores de logística e transporte aéreo”, adianta Mohamed bin Rashid

“Estamos a construir um projeto para as gerações do futuro, de forma a garantir o desenvolvimento contínuo e estável para os nossos filhos e, por sua vez, para os filhos deles. O Dubai será o aeroporto do mundo, o seu porto, o seu centro urbano e o seu novo centro global”, terminou o governador.

Além do transporte de passageiros, o aeroporto de Al Maktoum terá capacidade para receber 12 milhões de toneladas de carga anuais. É importante relembrar que o aeroporto foi inaugurado em junho de 2010 especificamente para o transporte de carga, tendo alargado as operações três anos depois.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.