"A informação que temos é de que o barco de pequena ou média dimensão e com sete ou oito pessoas a bordo e algum material, incluindo cimento, saiu de manhã de Díli e não chegou a Ataúro", disse à Lusa Henrique da Costa.

"Eles saíram de Díli às 09:40 e nunca chegaram a Beloi, em Ataúro", referiu.

O comandante da PNTL disse que a esquadra em Ataúro e a Unidade de Polícia Marítima (UPM) tentaram mobilizar meios na ilha para iniciar buscas, mas ainda não tiveram êxito.

Numa troca de mensagens por telemóvel com a Lusa, o comandante Basílio de Jesus, da UPM, confirmou estar com outros agentes a bordo de um navio da UPM a realizar buscas entre a ilha de Ataúro e a vizinha ilha indonésia de Alor.

Antony Crean, da empresa de turismo Compass, explicou à Lusa que as suas embarcações participaram nas buscas durante a tarde, referindo que o mar "estava bastante agitado em torno a Ataúro".

"As buscas decorreram durante a tarde, mas nós não temos condições para navegar à noite e por isso tivemos que parar", disse à Lusa Crean cuja empresa faz viagens regulares entre a capital e a ilha de Ataúro.

ASP // FPA

Lusa/Fim