Changpeng Zhao, fundador da Binance, conhece hoje a sentença: autoridades dos EUA pedem 3 anos de prisão

É conhecida, esta terça-feira, a sentença do fundador da Binance, Changpeng Zhao, mais conhecido por “CZ”, que se declarou culpado de infrações às regras anti-lavagem de dinheiro dos Estados Unidos.

“CZ” liderou a Binance, a maior plataforma de negociação de criptomoedas, e foi acusado de não implementar um controlo efetivo de lavagem de dinheiro e evasão de sanções, o que motivou uma recomendação de sentença de prisão de 36 meses pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

A sentença, de acordo com o DOJ, “não apenas enviará uma mensagem a Zhao, mas também ao mundo”, acrescentando que o preço pela violação da lei americana “deve ser significativo para punir efetivamente Zhao pelos seus atos criminosos e para dissuadir outros”.

No final de 2023, a Bicance declarou-se culpada de violações de sanções e combate à lavagem de dinheiro nos EUA – terão ajudado a movimentar fundos de grupos terroristas como o Hamas ou o Estado Islâmico, de redes de pornografia infantil e de tráfico de droga, e de ransomware (ataques a sistemas a troco de resgates) de piratas informáticos. Alegadamente, segundo o Tesouro dos EUA, a Binance não terá reportado mais de 100 mil transações suspeitas. A empresa teve de pagar uma multa de 4,32 mil milhões de dólares (4,1 mil milhões de euros) por estas infrações.

Quase metade dos utilizadores da Binance recorre às criptomoedas para obter rendimentos extra

CEO da Binance perdeu mais de 11 mil milhões de euros com queda do mercado de criptomoedas

Binance e CEO processados por manipular milhares de milhões em ativos de clientes numa “teia de enganos”

Ler Mais