Em comunicado, o Ministério da Saúde referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 1.331 amostras desde sexta-feira, com uma taxa de positividade global para o novo coronavírus de 21%.

No concelho da Praia, capital do país, foram confirmados mais 154 infetados com covid-19 (em 724 amostras, 21,3% de taxa de positividade), contando agora com 1.041 casos ativos.

Cabo Verde tem registado valores máximos diários de novos infetados consecutivos nas duas últimas semanas, com 191 casos em 31 de março, 208 em 08 de abril e 207 nos dias 09 e 10 de abril, muito acima dos máximos anteriores, de 159 casos em 11 de outubro de 2020. O número de novos casos diários disparou depois para 294 em 14 de abril e 255 no dia seguinte.

Ainda na ilha de Santiago foram confirmados nas últimas 24 horas casos do novo coronavírus nos concelhos de Santa Catarina (oito), Ribeira Grande (sete), São Domingos (dois), Santa Cruz (dois), São Lourenço dos Órgãos (um) e São Salvador do Mundo (um).

Ainda segundo os dados do Ministério da Saúde, na ilha do Sal, outro foco da pandemia no arquipélago, foram confirmados 21 novos infetados em 24 horas (em 43 amostras), contando agora com 320 casos ativos.

Foram ainda confirmados casos de covid-19 nas ilhas de São Vicente (71), Boa Vista (quatro), São Nicolau (três), também com uma morte por complicações associadas à doença, Santo Antão (três) e Fogo (dois).

Devido ao crescente aumento do número de casos nas últimas semanas, sobretudo na Praia, e com o país a assistir nas últimas duas semanas à campanha para as eleições legislativas de domingo, o Governo cabo-verdiano anunciou no início de abril o reforço da fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção para travar a transmissão da covid-19, nomeadamente de aglomerações nas praias, festas privadas e uso de máscaras.

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, defendeu publicamente por três vezes em menos de duas semanas que é preciso um reforço efetivo da fiscalização às medidas de prevenção à transmissão da covid-19 e não apenas o seu anúncio, face ao aumento de casos da doença.

Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados da doença em Cabo Verde 94 infetados, subindo para 190 o acumulado de óbitos por complicações associadas à covid-19 e seis por causas externas desde o início da pandemia.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 20.254 casos do novo coronavírus, desde 19 de março de 2020 (quando foi diagnosticado o primeiro infetado no arquipélago), distribuídos por todos os 22 municípios das nove ilhas habitadas, segundo os dados do Ministério da Saúde.

O arquipélago regista hoje 2.086 casos ativos de infeção -- contra cerca de 300 no início de março - e soma 17.964 casos considerados recuperados, enquanto dois infetados estrangeiros foram transferidos para os países de origem.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.000.955 mortos no mundo, resultantes de mais de 139,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PVJ // VAM

Lusa/Fim