O Sporting é campeão nacional a duas jornadas do final do campeonato, edição 2023/24. Os leões sagram-se campeões pela 20.ª vez depois da derrota do Benfica em Famalicão por 2-0.

Os encarnados sabiam que não podiam deixar pontos no Minho para continuarem a sonhar matematicamente com a revalidação do campeonato, contudo, os planos do clube começaram a ser inviabilizados, aos 71’, por um golo do extremo panamiano Puma Rodríguez, que se estreou a marcar na atual edição da prova. Um golo de Zaydou, a cinco minutos do final, sentenciou o jogo… e o campeonato.

A sete pontos do Sporting, e com seis pontos em disputa, o Benfica diz adeus, em definitivo ao grande objetivo da temporada. Já o Sporting de Rúben Amorim pode ainda sonhar com a dobradinha, algo que os verdes-e-brancos não conseguem há 22 anos, desde a temporada 2001/02.

Os jogadores do Sporting viram, em Alvalade, o Famalicão-Benfica juntos, na companhia da equipa técnica e restante staff. E é de Alvalade que vai sair o cortejo rumo à festa que se vai instalar no Marquês de Pombal.