"Quando as vacinas estiverem prontas, o país está pronto", salientou De Croo, acrescentando que haverá então "protocolos claros sobre quem será vacinado primeiro e como isso irá acontecer", estando planeado o início da imunização da população em 05 de janeiro de 2021.

O primeiro-ministro, que falou à imprensa belga à margem de uma visita a unidades especiais da polícia, salientou que o plano está delineado desde terça-feira mas deverá ainda ser aprovado pelos diferentes decisores governamentais: o Governo federal e os das regiões e comunidades.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) anunciou na terça-feira ter recebido dois pedidos de autorização condicional de comercialização das vacinas desenvolvidas pela BioNTech e Pfizer e pela Moderna para a covid-19, esperando emitir uma decisão "dentro de semanas".

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.468.873 mortos resultantes de mais de 63,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.577 pessoas dos 300.462 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

IG (ANE) // ANP

Lusa/fim