Entrevista ao presidente executivo da Altice Portugal Alexandre Fonseca
O presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca. Lusa

Este ano, os Prémios de Excelência foram realizados virtualmente e contaram com as palavras de Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, João Zúquete da Silva, Chief Corporate Officer, e Graça Rebocho, Diretora de Recursos Humanos. Com a moderação de Paula Perfeito, da DPS, os Prémios de Excelência 2020 tiveram uma convidada surpresa, Bárbara Tinoco.

Depois da introdução realizada por Paula Perfeito, João Zúquete, Chief Corporate Officer da Altice Portugal, fez as honras de felicitar os jovens premiados pelo seu mérito e sucesso escolar. Mencionou, em primeiro lugar, a vertente de responsabilidade social à qual a Altice Portugal dá grande importância. A nível interno, o CCO acredita que a responsabilidade social “é uma ferramenta de aumento de motivação e de trabalhar o sentimento de pertença de todos os nossos colaboradores”.

Mas porquê, enquanto empresa tecnológica, apoiar a educação dos mais novos? João Zúquete explicou que a Altice Portugal tem um programa de apoio aos estudos porque considera “quanto mais elevada for a formação dos jovens, mais robusta é a democracia que existe na sociedade. Uma sociedade com pessoas mais formadas, com mais graus académicos, está melhor preparada para o futuro.”

Mais do que um apoio que a Altice Portugal pretende dar, este é um dever que a empresa tem: investir na educação e ajudar na preparação das gerações futuras. Os Prémios de Excelência são, por isso, uma das melhores formas que a organização tem para reconhecer o sucesso escolar dos jovens. “O dia de hoje é um dia de orgulho, não só para os pais dos jovens que aqui estão, mas também para nós, enquanto colegas e responsáveis por este programa”, finalizou o Chief Corporate Officer da Altice Portugal.

“São o futuro do país e serão, com certeza, o futuro da nossa sociedade. A nossa sociedade só poderá crescer se apostarmos na excelência e na educação.” Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, fez questão de estar presente nesta cerimónia virtual e de passar uma mensagem importante sobre a importância da educação, da proximidade aos colaboradores e da responsabilidade social que a Altice adquiriu ao longo dos tempos.

“Esta é uma iniciativa que visa reforçar o orgulho e a proximidade que temos nos nossos colaboradores, mas também na nossa união às suas famílias”. Para a Altice Portugal, a proximidade, seja externa ou interna, é um tema primordial, fazendo parte de um dos seus pilares estratégicos. Estar próximo das pessoas, estar presente nos territórios é tão importante como estar lado a lado, todos os dias, com os colegas, com os colaboradores da Altice Portugal, no objetivo de criar um verdadeiro sentimento de Família Altice. Iniciativas como esta, os Prémios de Excelência, demonstram o apoio que a empresa dá, constantemente, às vidas dos colaboradores. É pôr em prática a sua veia de responsabilidade social, que também ela se faz interna e externamente.

“Todos os dias eu defendo e tento implementar que a gestão de pessoas deve ser uma prática cada vez mais próxima e mais humana. Garantir que todos se sentem uma parte integral e importante do nosso sucesso.”

São já amplamente conhecidos os inúmeros benefícios que a Altice Portugal fornece aos seus colaboradores. Estes benefícios não só apoiam o colaborador na sua vida profissional, na sua carreira, como também ajudam a nível pessoal e familiar. Os benefícios criados impactam áreas como a educação, bem-estar familiar, apoio social e muito mais. “Tudo isto caminha lado a lado com a nossa responsabilidade social interna e externa”, admitiu o CEO.

“Não posso aceitar que um país como Portugal ande a duas velocidades. Sabemos que o futuro é digital” e, por isso, a educação é uma das grandes áreas de aposta da Altice Portugal. Alexandre Fonseca mencionou ainda, durante a sua intervenção, alguns dos vários projetos que a empresa tem vindo a desenvolver, como o Khan Academy, o Comunicar em Segurança ou a oferta de tablets a agrupamentos escolares, que permitiram combater a iliteracia digital e incentivar a igualdade de acessos e oportunidades aos jovens. Para a Altice Portugal, “inclusão é garantir ferramentas a jovens, para que tenham acesso à tecnologia, à educação, à arte, à literatura e a muitas outras áreas importantes para a sua formação”.

Por fim, o Presidente Executivo da Altice Portugal direcionou algumas palavras diretamente aos jovens premiados, que tanto orgulham os pais e a sua geração. “Vocês são exemplos para outros jovens, mas são também exemplos para a sociedade. São jovens com mérito e que mostram que o mérito é o resultado do esforço e da dedicação. E esse esforço e dedicação vão ser essenciais para a vossa formação futura, para a vossa carreira profissional.”

Também Bárbara Tinoco, embaixadora MEO e Altice, quis passar uma mensagem a estes jovens excecionais. “Muitos parabéns a vocês todos que receberam um prémio hoje. Vocês são tudo aquilo que eu nunca consegui ser. Ser bom aluno implica muito esforço e muito trabalho. Em tudo na vida procurem escolher uma coisa que é preciso esforço e trabalho, mas que quase nem se sente esse peso, porque quem corre por gosto não cansa.”

Depois de todas estas mensagens, foi a vez de cada um dos 14 jovens se dar a conhecer. Vindos de diversas áreas, da engenharia à psicologia, atingiram todos uma média superior a 18 valores e são um verdadeiro exemplo para todos nós. Graça Rebocho, Diretora de Recursos Humanos da Altice Portugal, ajudou na moderação deste “palco virtual”, como a própria o caracterizou, e fez a apresentação de cada um.