Face a uma crise sanitária mundial sem precedentes, a grande maioria dos países adotou medidas de contenção. Devido à prioridade dada às medidas de saúde e à restrição da circulação de pessoas, a vigilância dos sítios e museus culturais tem sido afetada. Isto conduziu a um aumento das escavações ilegais em sítios arqueológicos e do tráfico de bens culturais, incluindo online, o que levou a UNESCO a reunir recentemente um conjunto de peritos a nível global para combater este fenómeno.

Falámos com Elke Kellner, membro do Conselho do Conselho Internacional de Museus - ICOM Europa, diretora-geral do ICOM Áustria e uma especialista em tráfico ilícito de bens culturais, para nos explicar a dimensão do problema e o impacto que tem na cultura mundial.

O tráfico ilícito é uma ameaça aos bens culturais do mundo. Quais são as principais ameaças?

Todos os dias desaparecem objetos culturais roubados do seu local de conservação, seja de um museu ou de um sítio arqueológico. Entram numa rota frequentemente percorrida por antiguidades ilícitas. É uma rota usada para o comércio de armas ou drogas, para o tráfico de seres humanos, que traz lucro ao crime organizado e também financia grupos terroristas. O tráfico ilícito de obras de arte e bens culturais tornou-se num problema sério nos últimos 30 anos e ainda mais desde o tumulto da ‘Primavera Árabe’.

O fenómeno causa danos significativos ao património tangível. Os sítios arqueológicos são destruídos, porque a pilhagem arruína o contexto científico dos objetos. Um artefacto enterrado num sítio arqueológico intacto e sem pilhagem tem o que chamamos de ‘contexto arqueológico’. O contexto é como uma antiguidade repousa nas camadas do solo, na arquitetura do local e em relação a outros artefactos. O contexto é a matéria-prima através da qual os arqueólogos reconstroem o passado, e para nós é tudo. Quando uma antiguidade é saqueada, essa chave do mistério dos antigos - esse precioso contexto - é destruída para sempre. É como um livro onde faltam páginas - nunca será possível ler a história toda. Toda a antiguidade saqueada representa uma perda devastadora. Esse conhecimento foi-nos roubado e nunca poderá ser recuperado.

Durante o século XX, a legislação começou a proteger objetos do património cultural que estavam a ser levados para fora do país - culminando na Convenção da UNESCO de 1970 sobre os Meios de Proibir e Prevenir a Importação, Exportação e Transferência Ilícitas de Propriedade de Bens Culturais - com muito mais resoluções e convenções a seguir.

No entanto, o mercado de antiguidades ainda floresce com objetos ‘novos’ de coleções ‘antigas’. Quase nenhuma informação de proveniência é fornecida pelos revendedores e as legislações nacionais atuais têm muitas brechas para facilitar o comércio ilícito de objetos culturais.

Pode dar-nos exemplos de situações concretas?

Este é o meu caso mais recente. Uma casa de leilões na Alemanha está a tentar vender um conjunto de quatro frascos canópicos de Djed-Ka-Re, vizir do Alto Egito, desviado do Museu de História da Arte de Viena (Kunsthistorisches Museum), na Áustria. Essas antiguidades foram removidas do Kunsthistorisches Museum, onde foram documentadas como parte do inventário do museu em 1824. Acredita-se que os frascos tenham sido vendidos pela porta dos fundos, provavelmente durante o período em que Hans Demel era o gerente de coleções do museu. O ICOM Áustria pede que a casa de leilões Gorny & Mosch e o proprietário dos objetos devolvam os dosséis de alabastro ao Kunsthistorisches Museum de Viena.

Elke Kellner: «A maioria dos artefactos culturais saqueados é vendida em sites públicos e redes sociais»
Os quatro vasos egícpios caópicos usados para guardar órgãos créditos: Gorny & Mosch

Também, outras quatro antiguidades suspeitas vindas da Itália foram identificadas. Esses artefactos, uma estatueta de bronze etrusca e vários vasos gregos, foram retirados do mesmo leilão de antiguidades e arte africana a 22 de julho de 2020. Ainda estão pendentes de nova revisão, mas sabe-se que estão ligados a revendedores que lidam com artefactos ilícitos.

Este exemplo mostra claramente quão mal as informações sobre a proveniência dos objetos são tratadas por muitas casas de leilão e negociantes de arte. Pode consultar o blog da Associação para Pesquisa de Crimes contra a Arte (ARCA) e encontrar muitos outros exemplos.

Quais são os principais países onde esses atos ocorrem?

Os saques são mais agudos em países que abrigam um património cultural e arqueológico rico, mas onde faltam os meios apropriados para proteger esses recursos culturais. Essas nações são frequentemente chamadas de países de origem, em oposição aos países de mercado onde os objetos adquiridos ilegalmente são comprados. Mas o tráfico ilícito não se limita ao mundo em desenvolvimento; países da Europa ou América do Norte também sofrem com um número crescente de roubos e escavações ilegais em sítios arqueológicos e perdem objetos valiosos.

Existe tráfico online?

Ao contrário da crença popular, a maioria dos artefactos saqueados é vendida não na dark web, mas em sites públicos como o eBay, ou através de plataformas sociais, como o Facebook, Instagram ou WhatsApp. Essas plataformas também são ideais para os colecionadores particulares exibirem as suas coleções onde geralmente compartilham os seus históricos de aquisições legais ou ilegais. As postagens que anunciam / exibem antiguidades são escritas em diferentes idiomas, geralmente usando abreviações, gírias e descrições de objetos incomuns / incorretas. Muitas trocas aparecem apenas em grupos fechados e a cada ano surgem novas plataformas.

O confinamento pela COVID-19 piorou a situação?

As casas de leilão tendem a favorecer cada vez mais os leilões online e essa tendência certamente foi imposta durante a crise da COVID. Também em muitos países, os recursos da aplicação da lei estavam focados em medidas direcionadas à contenção do vírus e a guarda de sítios arqueológicos obviamente não era uma prioridade.

Que medidas devem ser tomadas para interromper as escavações ilegais e o comércio ilícito online?

Em 1970, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) adotou a Convenção sobre os Meios de Proibir e Prevenir a Importação, Exportação e Transferência Ilícitas de Propriedade de Bens Culturais - um acordo internacional marcante que restringe o comércio de produtos arqueológicos, etnológicos, e materiais culturais.

Em fevereiro de 2015, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou a Resolução 2199, condenando a destruição do património cultural no Iraque e na Síria e instando os Estados membros a tomar medidas para impedir que grupos terroristas se beneficiem da venda de antiguidades saqueadas.

A União Europeia adotou recentemente um novo regulamento para reprimir o tráfico ilícito de bens culturais, incluindo a exigência de licenças de importação de artefactos com mais de 250 anos. O regulamento da UE foi projetado para «garantir a proteção efetiva contra comércio ilícito de bens culturais e contra sua perda ou destruição» e servir «à prevenção de financiamento do terrorismo e lavagem de dinheiro através da venda de bens culturais pilhados a compradores da união».

«Os colecionadores de antiguidades precisam de saber que, ao comprarem objetos sem comprovação adequada, talvez estejam a apoiar o crime organizado e o terrorismo internacional»

As novas regras aplicam-se apenas a bens culturais importados de países fora da UE. Eles exigem que os importadores forneçam prova de que suas mercadorias foram legalmente exportadas do país de origem para obter uma licença especial de um país da UE.

O ICOM - Conselho Internacional de Museus - é um dos principais defensores da luta contra o tráfico ilícito e o comércio de objetos culturais. Os membros do ICOM (quase 50.000 em todo o mundo) representam uma enorme comunidade e um vasto conjunto de recursos de informação. A experiência científica e o conhecimento dos membros do ICOM podem, por exemplo, contribuir para identificar objetos, distinguir originais de falsificações ou ajudar na pesquisa de proveniência. Os museus também costumam ser ‘portos seguros’ para objetos que foram apreendidos pela polícia, para armazená-los até que possam ser devolvidos aos legítimos proprietários (estados ou museus).

As listas vermelhas do ICOM de objetos culturais em risco são ferramentas práticas para conter o tráfico ilegal de objetos culturais. O ICOM fornece um banco de dados de listas vermelhas com listas vermelhas em diferentes idiomas para download. As listas vermelhas do ICOM apresentam as categorias de objetos culturais que podem ser sujeitos a roubo e tráfico. Eles ajudam indivíduos, organizações e autoridades, como policias ou funcionários da alfândega, a identificar objetos em risco e impedir que sejam vendidos ou exportados ilegalmente.

É importante destacar que uma lista vermelha não é uma lista de objetos roubados reais. Os bens culturais representados nas listas são objetos inventariados nas coleções de instituições reconhecidas. Eles servem para ilustrar as categorias de bens culturais mais vulneráveis ​​ao tráfico ilícito e contribuíram para a identificação, recuperação e restituição de milhares de objetos culturais do Iraque, Afeganistão e Mali.

Também, em junho de 2020, o Facebook prometeu banir o comércio de antiguidades 'loot-to-order' da sua plataforma.

De que tipo de objetos estamos a falar que entram nestes circuitos?

De todos os tipos de objetos - de esculturas a vasos a pinturas, também escritos ou moedas.

Mas se há tráfico é porque há procura. Quem são os clientes destas peças?

Os compradores ou colecionadores são tão diversificados quanto o leque de preços dos objetos à venda. Os objetos podem ser comprados a partir de algumas centenas de euros até mil ou milhões de euros. Precisamos de aumentar a consciencialização para a proteção do património. Os colecionadores de antiguidades precisam de saber que, ao comprarem objetos sem comprovação adequada, talvez estejam a apoiar o crime organizado e o terrorismo internacional.

Parar esse fluxo ilícito de mercadorias e salvar o património cultural é uma parte essencial da nossa segurança global, é uma forma de eliminar um importante fluxo de receita para as organizações terroristas e o crime organizado. Acima de tudo, precisamos de proteger a nossa herança cultural comum para as próximas gerações.