Anda a receber mensagens estranhas no Whatsapp (ou via SMS)? Aprenda a identificar esquemas de phishing (e o que fazer)

Com mais de 700 milhões de tentativas de ataques de phishing em 2023 em todo o mundo, torna-se imperativo estar atento às ameaças do mundo digital. Em Portugal, são múltiplos os exemplos, tendo como alvo os clientes de bancos e de serviços. Normalmente, estas burlas utilizam promoções, mensagens falsas de bancos ou ofertas atractivas de emprego. A pensar nisto, a Kaspersky partilhou dicas sobre como detectar as armadilhas dos cibercriminosos.

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou WhatsApp, com uma hiperligação que redirecciona o utilizador para um site falso. Os temas abordados são variados: pedidos para redefinição de uma password bancária, uma compra que o utilizador não realizou ou uma promoção com grandes descontos.

O objectivo dos burlões é levar a vítima a aceder ao link, que será uma página falsa muito semelhante à verdadeira e, quando o utilizador acede, será solicitado o preenchimento de dados bancários, como os do cartão de crédito, ou credenciais de login – algumas páginas pedem mesmo o pagamento de uma suposta taxa para obter um prémio ou benefício. Se a vítima preencher o formulário, os dados serão roubados.

A Kaspersky identifica os três sinais de que uma mensagem é suspeita:

1. Se o contacto for desconhecido, desconfie. Verifique sempre o remetente da mensagem (SMS ou WhatsApp): Tenha cuidado com números curtos, pois os criminosos já conseguiram enganar o canal para perpetuar as suas fraudes.

2. “Quando é esmola é grande, o pobre desconfia”: Cuidado com as promessas exageradas. Quer se trate de jogos online ou de produtos com grandes descontos, desconfie se a oferta for boa demais para ser verdade.

3. Mensagens não solicitadas com ligações para introduzir dados pessoais ou bancários. Em vez de clicar na hiperligação, contacte a empresa ou instituição através do contacto telefónico telefone ou website oficial para verificar a sua veracidade. Nunca ligue para o contacto telefónico indicado na mensagem, pois existem centros de atendimento falsos que são criados para dar continuidade à burla.

Ler Mais