Especial SAPO 25 anos

25 anos do SAPO

Num ano em que a COVID-19 capta as atenções de todos, o SAPO disponibiliza a tab Especial COVID-19, que agrega os conteúdos sobre este tema de todos os sites e parceiros SAPO.

Para além disso, nasce também a tab Planeta, para expressar uma consciência ambiental cada vez mais disseminada, com conteúdos sobre sustentabilidade e meio ambiente. É lançada também a opção ‘darkmode’ em todos os sites de conteúdos do SAPO, uma vez que em ‘modo escuro’ é possível poupar até 30% de energia.

Neste ano é ainda lançado o SAPO Voz, de forma a usar o alcance do SAPO para dar voz aos órgãos de comunicação social regionais, destacando as suas notícias, aumentando o tráfego dos seus sites e rentabilizando esta audiência digital.

É neste ano, no dia 4 de setembro, que o SAPO assinala 25 anos. Para a comemoração deste simbólico aniversário é atualizado o SAPO Sobre com tudo o que abrange o Mundo SAPO.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

Ainda antes de o mundo se fechar em casa devido à pandemia de COVID-19, o país vivia com boas projeções para o novo ano, com o setor do turismo a continuar a impulsionar a economia nacional.

A nível político, a Assembleia da República aprova, em fevereiro, na generalidade, cinco projetos de lei para a despenalização da eutanásia, dando luz verde ao respetivo processo legislativo.

Neste mês, a atualidade já era dominada pelo novo coronavírus que estava a espalhar-se pelo mundo. A confirmação do primeiro caso em Portugal chega a 2 de março, nomeadamente de um médico que havia regressado de férias no norte de Itália, país massivamente afetado.

Com a declaração de pandemia de COVID-19 pela Organização Mundial de Saúde a 11 de março, o país prepara-se para fechar portas. Escolas, negócios, espaços de lazer, serviços, praticamente tudo é encerrado à exceção dos que prestam serviços básicos à população. Esta é mandatada a ficar em casa e a sair apenas para fazer compras, ir à farmácia ou prestar cuidados a dependentes. O país fica em estado de emergência. Os trabalhadores que podem começam a exercer em teletrabalho e os alunos estudam pela plataforma Estudo em Casa e têm aulas virtuais.

Prorrogado quinzenalmente, o estado de emergência passaria a estado de calamidade (menos grave) no início de maio, e a partir daí iniciaria uma caminhada lenta de desconfinamento, controlando surtos aqui e ali. O uso de máscara e de álcool gel passa a fazer parte da rotina dos portugueses, que a pouco e pouco voltam a algumas das suas rotinas. Entretanto, muitos negócios afundam, empregos perdem-se, estando ainda por contabilizar os efeitos económicos e sociais da pandemia em curso.

A onda de indignação pela morte de um negro, George Floyd, às mãos da polícia nos EUA, a 25 de maio, chega a Portugal e retira o foco total na pandemia. O discurso pró e antirracista inflama nas redes sociais. No quadro da ação mundial "Black Lives Mater", em Portugal, realizam-se também manifestações no início de junho.

O tema racismo volta a competir com a pandemia em Portugal, após a morte do ator negro Bruno Candé, no dia 25 de julho, às mãos de um antigo combatente na Guerra Colonial, que terá alegada e previamente insultado o ator com frases racistas.

No mundo

O início do ano de 2020 é marcado pela saída oficial do Reino Unido da União Europeia. Após muitos meses de conturbadas negociações, o BREXIT é consumado a 31 de janeiro.

O mundo está por esta altura chocado com a morte de 500 milhões de animais devido aos incêndios na Austrália.

Ainda antes de a COVID-19 dominar a atualidade, a 24 de fevereiro, o ex-produtor cinematográfico dos EUA, Harvey Weinstein, é condenado por dois crimes sexuais. O caso tem relevância uma vez que foi a partir das acusações que lhe foram feitas por atrizes de Hollywood que se espalhou pelo mundo o movimento feminista #MeToo.

Chegados a março e já com o foco jornalístico há semanas no que se estava passar na China e a espalhar-se pelo mundo, a Organização Mundial de Saúde declara, a 11 de março, estado de pandemia por COVID-19. Foi o início de um fecho sucessivo de países para tentarem conter a mortífera pneumonia viral. No dia 12 de março, os mercados de ações sofrem a nível global a sua maior quebra num único dia desde uma segunda-feira negra em 1987.

A pandemia ainda em vigor teve início em Wuhan, na China, e rapidamente viajou para todo o mundo, com especial incidência de casos em Itália, Espanha e mais tarde no Brasil, EUA e Índia.

O desenvolvimento de uma vacina para travar a pandemia que parou o mundo é o desígnio maior dos cientistas a nível global ao longo de 2020. Enquanto esta não é produzida, os vários países vão gerindo os surtos internos ao mesmo tempo que tentam que as suas economias não afundem.

Nos EUA, após o assassinato de George Floyd por um polícia que se ajoelhou em cima do seu pescoço e o deixou sem ar, os protestos antirracistas voltam a ganhar voz no país e no mundo. Diversas manifestações começaram de forma pacífica nos EUA, mas rapidamente progrediram para protestos violentos. Um pouco por todo o mundo cartazes a dizer ‘I Can’t breathe’ (trd: não consigo respirar) e ‘Black Lives Matter’ (trd: as vidas de negros importam) trouxeram novamente à ribalta contestações com séculos de história.

No dia 4 de agosto, o mundo ficara atónito perante a imagem de uma massiva explosão que destruiu o porto de Beirute, no Líbano. A explosão deu-se nuns armazéns que continham nitrato de amónio, provocando danos até 10 km de distância. As explosões foram ouvidas a 240 km de distância. O acidente resultou em centenas de mortos, milhares de feridos e prejuízos incalculáveis.

Outras curiosidades

Ainda o confinamento estava no início quando Cristóvam, na ilha Terceira, nos Açores, e Pedro Varela, no Estoril, uniram palavras e imagens e criaram aquela que seria uma das músicas hino à situação no mundo. ‘Andrá tutto bene’ dava esperança a quem estava fechado e alcançou sucesso mundial.

Os filmes que enchiam as salas de cinema

BAD BOYS PARA SEMPRE

Cinemas portugueses: mais espectadores e receitas de bilheteira em janeiro

Os Bad Boys Mike Lowrey (Will Smith) e Marcus Burnett (Martin Lawrence) estão de volta para uma última aventura juntos no muito esperado “Bad Boys Para Sempre”. Marcus agora é um inspetor da polícia, enquanto Mike está numa crise de meia idade. Juntos novamente vão procurar derrubar um cartel de drogas.

SONIC - O FILME

Sonic - O Filme

Um polícia na cidade rural de Green Hills vai ajudar o Sonic a escapar das autoridades, que andam a tentar deitar-lhe a mão. Será que Sonic se deixa apanhar?