Especial SAPO 25 anos

SAPO Dá-te Mundo!

Vários sites integram a rede SAPO no decorrer do ano. Através da parceria com a Multipublicações, ficam disponíveis os conteúdos da Executive Digest, Marketeer, Human Resources, Viagens & Resorts e Automonitor. É também estabelecida a parceria com o Shifter, um site para uma audiência mais jovem, mais ativa e participativa. É ainda lançado o site PRIMA, que, como projeto editorial que desafia as regras, nasceu especialmente para os Millennials.

Uma inovação na área dos conteúdos foi o lançamento do SAPO Prime, com conteúdos pagos à peça em sintonia com as novas tendências.

No campo da publicidade, a homepage do SAPO altera os formatos publicitários e passa a servir apenas um formato de alto impacto, designado Quality View. Trata-se de uma clara aposta em melhorar a usabilidade dos utilizadores, conjugado com um formato publicitário impactante.

Em 2019, o SAPO lança a sua nova campanha: SAPO Dá-te Mundo!

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

Com legislativas em outubro, a atualidade nacional foi marcada por uma campanha fora de horas em que se especulava a continuação ou não da Geringonça, coligação criada na eleição anterior entre o PS, BE e PCP. António Costa viria a assumir novamente o cargo de primeiro-ministro, com o PS a conseguir a vitória nestas eleições, com 36,34% dos votos. Mas estas eleições ficaram marcadas sobretudo pela ascensão de pequenos partidos à Assembleia da República. Chega, Iniciativa Liberal e Livre conseguiram, cada um, eleger um deputado.

Uma tragédia em abril na Madeira também fez correr muita tinta. No dia 17, um autocarro com turistas alemães sofre um violento acidente, fazendo 29 vítimas mortais e 27 feridos. O autocarro circulava numa estrada sinuosa e caiu numa ribanceira.

Em abril, também, o país percebeu literalmente o quanto depende de combustíveis para funcionar. Uma greve convocada pelo Sindicato Nacional dos Transportadores de Mercadorias Perigosas faz os motoristas pararem e o país não é abastecido. Dá-se a corrida às bombas, falta combustível em todo o lado e o pouco que há é racionado pelo Governo para as emergências. Cerca de 40% dos postos de combustíveis do país chegaram a encerrar ou ficaram esgotados. Dias depois a greve é levantada.

O caso ‘Luanda Leaks’ também fez muitas manchetes durante o ano, com a origem da fortuna da empresária angolana com fortes investimentos em Portugal, Isabel dos Santos, a ser posta em causa. As investigações, cujas revelações tiveram como autor o hacker Rui Pinto, mostram uma rede de corrupção relacionada com a empresária e com forte impacto em empresas portuguesas.

No final do ano, pelo terceiro ano consecutivo, Portugal volta a ser eleito ‘Melhor Destino do Mundo’, pelos World Travel Awards. Ganha também o galardão de ‘Melhor Destino da Europa’.

No mundo

Jair Bolsonaro é empossado Presidente do Brasil no dia 1 de janeiro para um mandato de quatro anos, mas a sua eleição terá sido polémica pela proliferação de fake news aquando da campanha eleitoral que alegadamente o poderão ter beneficiado.

O continente sul-americano continuou a dominar as manchetes a nível internacional, com a crise na Venezuela a fazer crescer indignação pelas condições de vida da população a decrescerem cada vez mais. A juntar-se a um país em declínio, surge em janeiro a questão da legitimidade de quem ocupa o cargo de Presidente da Venezuela, uma vez que surgem acusações de irregularidade na reeleição de Nicolás Maduro meses antes. Juan Guaidó evocou artigos da constituição venezuelana para assumir a presidência da Venezuela e autoproclamou-se presidente junto de apoiantes. A sua autoproclamarão foi reconhecida por vários países, como os EUA, Brasil, Colômbia e Canadá. Já a Rússia, a China e o México reconheceram Maduro como presidente.

Em março, o Estado Islâmico, que tanto aterrorizou o mundo e particularmente a Europa nos anos precedentes, perde o seu último território na Síria, após derrota contra as Forças Democráticas Sírias apoiadas pelos Estados Unidos da América.

Foi no dia 15 de abril que o mundo se focou numa tragédia que estava a acontecer em Paris. Um violento incêndio estava a consumir a Catedral de Notre Dame, um dos monumentos mais marcantes da cultura francesa e europeia, que data do século XII. A agulha da catedral e o telhado colapsaram e inúmeros artefactos ficaram seriamente danificados.

Em maio, uma Theresa May em lágrimas renuncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido, devido ao fracasso na condução do processo do BREXIT. Dois meses depois, Boris Johnson assume o cargo deixado.

A insegurança das viagens dos que procuram uma vida melhor voltou a chocar a opinião pública. Em outubro, 39 pessoas são encontradas mortas num camião frigorífico em Grays, Inglaterra.

De salientar, por fim, que a 31 de dezembro a Organização Mundial da Saúde reporta dezenas de infeções de pneumonia viral de causa desconhecida na cidade de Wuhan, na China. O mundo ainda não sabia o que o esperava.

Outras curiosidades

A exploração espacial continuou em alta. A Change 4, da agência espacial chinesa CNSA, torna-se na primeira nave espacial a pousar no lado oculto da lua. Também neste ano cientistas descobrem vinte novas luas de Saturno, tornando-o no planeta do sistema solar com mais luas. Mas o mais impactante seria a primeira fotografia tirada a um buraco negro. Os astrónomos disseram que parece «um olhar para os portões do Inferno».

Destaque ainda para a aprovação por parte da União Europeia da Diretiva sobre os Direitos de Autor no Mercado Único Digital, com os polémicos artigos 15 e 17 muito contestados sobretudo pelos gigantes da Internet.

Nasce Archie, a 6 de maio, filho do Príncipe Harry e de Meghan Markle. O bebé real é o sétimo na linha de sucessão ao trono de Inglaterra.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas

Os filmes que enchiam as salas de cinema

VINGADORES: ENDGAME

Vingadores: Endgame (2019)

Culminar de múltiplas histórias interligadas, este quarto filme da saga Vingadores significa um ponto de viragem numa jornada épica. Os heróis irão finalmente perceber o quão frágil é a realidade em que vivem e os sacrifícios que devem ser feitos para sustentá-la.

O REI LEÃO

2019 foi o ano em que os portugueses mais foram ao cinema

Simba é um jovem leão cujo destino é tornar-se no rei da selva. Tudo corre bem, até ao dia em que uma grande tragédia se abate sobre o seu mundo e altera o seu destino. A nova versão de um clássico dos desenhos animados que marcou a década de 1990 e as gerações seguintes de pais e filhos.

Os programas de televisão mais populares

SIC bate recorde de 2002 com estreia de Cristina Ferreira

O PROGRAMA DA CRISTINA estreou a 7 de janeiro de 2019, na SIC, liderando desde o primeiro dia perante os formatos da concorrência. Apresentado por Cristina Ferreira, o talk-show era conduzido num cenário que simulava uma casa, onde eram entrevistados convidados na sala, preparadas receitas na cozinha ou discutidos temas mais sérios no escritório. O programa terminou a 17 de julho de 2020 com a saída abrupta da apresentadora, dando continuidade ao espaço o programa Casa Feliz.