Especial SAPO 25 anos

Uma marca de confiança

O SAPO continuou a desenvolver-se em diversas áreas. Destaque para o SAPO Oficinas, onde é possível encontrar as melhores oficinas por zona, ver orçamentos e agendar serviços. Ainda no ramo automóvel, o lançamento do Auto SAPO Venda Já, em parceria com a Manheim, veio permitir ao utilizador vender o seu carro e receber o dinheiro em 24 horas.

Ainda no campo dos lançamentos, é neste ano que surge a Meo Cloud, para armazenamento de ficheiros na ‘nuvem’. O SAPO tona-se também em 2013 na sales house exclusiva do Spotify em Portugal. Por fim, as distinções: o SAPO é distinguido como Marca de Confiança pelos portugueses e como Superbrand.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

O ano começou com um desastre ferroviário na Estação de Alfarelos, na Linha do Norte, quando dois comboios colidiram nesta estação, fazendo 25 feridos e interrompendo a circulação ferroviária neste troço durante três dias.

Mas o país continuava em recessão e palavras como troika, austeridade e emigração andavam na boca de todos. De facto, centenas de milhares de pessoas, sobretudo jovens qualificados, saem do país à procura de uma oportunidade no estrangeiro. Uma nova vaga de emigrantes portugueses a lembrar épocas passadas sai do país, mas desta vez vão com canudos dentro do portátil. Os que  ficam continuam a gritar em protesto, seja nas redes socias, seja nas ruas em manifestações.

Em 2013, a calamidade dos incêndios foi além da destruição das florestas. Oito bombeiros perderam a vida no combate às chamas. Desde 1986 que não acontecia tal tragédia.

Pelo mundo

Pela primeira vez na história, o Vaticano teve dois Papas num ano. A 11 de fevereiro, o Papa Bento XVI renunciou ao pontificado e tornou-se Papa Emérito. Pouco mais de um mês depois, sai fumo branco da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano. O mundo cristão tem um novo líder religioso: o cardeal jesuíta argentino, Jorge Mario Bergoglio, torna-se Papa Francisco.

A 15 de fevereiro, um meteorito caía na Rússia, fazendo pelo menos 1200 feridos. Um político russo culpou os testes de armas americanos pelo incidente, embora se acredite que tenha sido causado pela queima parcial de um grande meteoro na baixa atmosfera.

O mundo ficou também chocado nesse ano com o atentado terrorista durante a maratona de Boston, EUA, resultando em três mortos e 176 feridos. Foi perpetrado por dois irmãos, mais tarde apanhados. O mais velho, Tamerlan Tsarnaev, resistiu à captura e foi morto pela polícia. O mais novo, Dzhokhar, foi capturado vivo depois de quase 24 horas de perseguição.

A procura do sonho europeu também fazia cada vez mais vítimas. Um dos acontecimentos que mais chocou o mundo nesse ano foi o do naufrágio de um barco com 500 imigrantes ilegais, ao largo de Lampedusa. Em outubro, mais de 300 pessoas perderam a vida a caminho da Europa.

De salientar ainda um enorme Tufão que em novembro desse ano matou cerca de 10 mil pessoas nas Filipinas. É neste ano também, em dezembro, que morre Nelson Mandela, político e líder contra o Apartheid na África do Sul, aos 95 anos.

Em dezembro, entra em funcionamento o Sistema Europeu de Vigilância do Conselho de Fronteiras (EUROSUR). Tem como objetivo enfrentar os desafios do crime transfronteiriço, a perda de vidas de migrantes no mar e a migração irregular.

Outras curiosidades

No dia 22 de julho nasceu o primeiro filho dos Duques de Cambridge. William e Kate apresentam ao mundo o pequeno George Alexander Louis. Com o título de Sua Alteza Real, o Príncipe George de Cambridge é o terceiro na linha de sucessão ao trono, depois do Príncipe Carlos e do Príncipe William.

Neste ano, Edward Snowden, ex-funcionário da CIA, admitiu que era a fonte de saída de informação sobre as atividades ultrassecretas de vigilância da Agência de Segurança Nacional dos EUA. O governo dos EUA entrou com ações de espionagem e roubo contra Snowden, fugido entretanto para Hong Kong.

Destaque ainda para a ciência. Físicos da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) confirmam que a nova partícula descoberta durante o verão de 2012 aparenta ser o bosão de Higgs, partícula que teoricamente surgiu logo após o Big Bang.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas

Os filmes que enchiam as salas de cinema

FROZEN - O REINO DO GELO

Domingo, 22 de dezembro: Frozen - O Reino Do Gelo

A intrépida optimista Anna junta-se ao montanhista Kristoff e à sua leal rena Sven e a um hilariante boneco de neve chamado Olaf, numa jornada épica, enfrentando condições próprias do Evereste e trolls místicos  numa corrida para encontrar a irmã de Anna, Elsa, cujos poderes gelados aprisionaram o reino de Arendelle num inverno eterno.

HOMEM DE FERRO 3

Homem de Ferro 3 (2013)

Quando Stark encontra o seu mundo pessoal destruído pelas mãos do seu inimigo, embarca numa angustiante busca para encontrar os responsáveis. Esta busca irá testar constantemente a sua determinação. Encostado à parede, Stark terá de lutar sozinho, contando apenas com o seu engenho e instinto para proteger os que lhe são mais próximos.