Especial SAPO 25 anos

Multiplicação do SAPO

Este foi um ano repleto de desenvolvimentos no SAPO, continuando a estratégia de disponibilização de conteúdos temáticos. Foi lançado o SAPO Mulher, um site que agregava conteúdos para o universo feminino. Hoje está integrado no SAPO Lifestyle. Foi também lançado o SAPO Kids, com informação de interesse para os mais pequenos, o SAPO TV, que atualmente está integrado no SAPO Mag, e o SAPO Desporto, dedicado ao mundo das modalidades desportivas e com grande enfoque no futebol.

Os conteúdos na rede SAPO são ainda reforçados com a parceria estabelecida com o Pplware, um site na área da tecnologia com uma grande comunidade de seguidores.

Lá fora, os desenvolvimentos também continuavam e o SAPO chega neste ano a Moçambique com o lançamento do portal SAPO Moçambique. De salientar ainda o lançamento do SAPO Mapas e o lançamento da primeira app nativa do SAPO para IOS e Android.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

Apesar da grave crise económica, o ano correu sem grandes sobressaltos, até porque o ano de 2009 foi uma autêntica campanha eleitoral com três eleições.

As eleições parlamentares europeias em Portugal realizaram-se em junho, para escolher os 22 deputados portugueses do Parlamento Europeu. O PSD vence estas eleições, elegendo oito deputados. Seguem-se as eleições legislativas, em setembro, que elegem José Sócrates para o segundo mandato, apesar da situação económica difícil do país a entrar em recessão na sequência da crise mundial de 2008, do desgaste com a maioria absoluta socialista e ainda da vitória do PSD nas eleições europeias. Pouco depois, em outubro, foi a vez das autárquicas. Nos resultados nacionais, o Partido Socialista também vence com 37,67% dos votos. O PSD conseguiu 22,95 dos votos. Na altura era Manuela Ferreira Leite a presidente do PSD.

Noutra área, a 4 de maio Portugal regista o primeiro caso de Gripe A, sendo o 11º país europeu a reportar casos da pandemia pelo vírus H1N1. As previsões eram alarmistas com a possibilidade de infeção de dois a três milhões de portugueses e 70 mil mortes. O tempo viria a mostrar que a ‘montanha pariu um rato’, pois Portugal registou 166 922 casos de gripe A e 122 mortes.

No campo do desporto, Cristiano Ronaldo foi eleito pela FIFA o melhor jogador de futebol do mundo, premiando assim um ano recheado de sucessos do português ao serviço do Manchester United.

No mundo

No início do ano, uma onda de calor sem precedentes na Austrália elevou os termómetros aos 46,4 °C, a temperatura mais alta da história. O calor extremo levou também aos piores incêndios até então, provocando a morte a 181 pessoas, ferindo centenas e desalojando famílias de 900 casas.

Já em Itália, mais precisamente em L’Aquila, a natureza volta a fazer das suas. A 6 de abril, um sismo com intensidade de 6.3 na escala de Richter causou a morte de 289 pessoas e 70 mil pessoas ficaram desalojadas.

No dia 11 de junho, a Organização Mundial de Saúde declara que o surto de  gripe suína, causada pelo vírus H1N1, se encontra em estado de pandemia, a primeira pandemia do século XXI.

De salientar ainda um acordo histórico conseguido no final do ano entre os EUA, China, Índia, Brasil e África do Sul no combate ao aquecimento global. O acordo estabeleceu um sistema para monitorizar a redução da poluição e exigir que as nações mais ricas doem dinheiro às nações mais pobres e mais afetadas pelas mudanças climáticas. O acordo estabeleceu 2050 como meta para limitar o aumento da temperatura global a 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.

Mas o ano ficaria marcado sobretudo pela morte inesperada do rei da pop, Michael Jackson, no dia 25 de junho. O cantor morreu aos 50 anos na sua casa em Los Angeles, EUA, de paragem cardíaca. No dia 7 de julho Michael Jackson é velado, numa cerimónia vista por milhões de pessoas em todo o mundo, através da televisão e da Internet.

Outras curiosidades

Neste ano, a exploração espacial foi profícua na descoberta de água. Cientistas encontram a primeira prova concreta da existência de um lago em Marte, em Saturno foi descoberto um grande oceano salgado num dos satélites de Saturno e a NASA anunciou a descoberta de água em estado sólido sob a superfície da Lua.

Uma amaragem de emergência do voo US Airways 1549 no rio Hudson, em Nova Iorque, foi um sucesso. Todos os 155 ocupantes do avião foram salvos. O avião tinha levantado voo minutos antes, mas atingiu um grupo de gansos-do-Canadá, resultando numa imediata perda de potência dos motores. A proeza do comandante Chesley "Sully" Sullenberger viria a dar um filme, em 2016, protagonizado por Tom Hanks.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas

Os filmes que enchiam as salas de cinema

AVATAR

Sabe qual é o filme da Disney mais popular em Portugal? E no resto do mundo?

"Avatar" marca o regresso de James Cameron à direção das grandes produções desde "Titanic". “Avatar” conta a história de um ex-Marine que se vê envolvido em hostilidades num planeta desconhecido, habitado por "aliens" com exóticas formas de vida. Mas as perspetivas dos ‘maus da fita’ mudam ao longo do filme.

HARRY POTTER E O PRÍNCIPE MISTERIOSO

Harry Potter e o Príncipe Misterioso (2009)

No sexto ano em Hogwarts, Harry Potter descobre um velho e misterioso livro que tem escrito "este livro pertence ao Príncipe Misterioso". E a partir daqui vai começar a descobrir um pouco mais sobre o passado nebuloso de Lord Voldemort.

Os programas de televisão mais populares

Alta Definição com Cláudio Ramos

Com início em setembro de 2009, o programa ALTA DEFINIÇÃO conduzido por Daniel Oliveira é transmitido semanalmente pela SIC. Daniel Oliveira faz uma entrevista a uma figura pública numa abordagem mais intimista. As entrevistas são gravadas em alta definição, num local escolhido pelo entrevistado, sendo este convidado a apresentar-se tal como é, sem maquilhagem. A pergunta final incontornável ‘O que dizem os teus olhos?’ já é esperada por convidados e espetadores.