Especial SAPO 25 anos

SAPO além fronteiras

Neste ano o SAPO dá um grande salto e torna-se internacional com o lançamento do SAPO Cabo Verde e do SAPO Angola, levando os melhores conteúdos nacionais e internacionais a estes dois países.

O ano de 2008 fica também marcado pelo lançamento do primeiro portal IPTV em Portugal e pelo lançamento do SAPO Família, segmentando conteúdos para esta área temática com necessidades muito específicas. Hoje o SAPO Família está integrado no SAPO Lifestyle.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

José Sócrates mantinha-se como primeiro-ministro desde 2005 e as manifestações de desagrado em diversos setores alastram-se. A 8 de março ocorreu em Lisboa a maior manifestação de professores da história de Portugal contra as políticas de educação vigentes. De salientar também a greve nacional dos camionistas, em junho, que protestaram contra os constantes aumentos dos preços dos combustíveis.

O colapso financeiro no mundo também atingia Portugal e em março desse ano o Índice PSI-20 da Euronext Lisboa regista a maior queda desde a sua criação, em dezembro de 1992, ao desvalorizar-se em 9,86%. Mas a instabilidade era tal que no mesmo ano, em outubro, o Índice PSI-20 regista a maior subida desde a sua criação, ao valorizar-se em 10,20%.

Fora a crise financeira e as manifestações, o desporto trazia alegrias aos portugueses. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, Nélson Évora sagrou-se campeão olímpico em atletismo triplo salto, trazendo a medalha de ouro para Portugal. Já Vanessa Fernandes destacou-se no triatlo feminino e trouxe a medalha de prata.

No mundo

A instabilidade na região dos Balcãs continuava a marcar a atualidade internacional no início do ano. A proclamação unilateral de independência do Kosovo e o seu reconhecimento formal pelos EUA, e também pela Alemanha, França, Portugal e Reino Unido, provocou o maior protesto contra a independência do jovem país, que só mais tarde viria a ser diplomaticamente reconhecido como o 195º país por grande parte das nações mundiais.

A independência de países dominadores é algo que também levou nesse ano, em março, cerca de 400 monges budistas a protestarem em Lhasa, capital do Tibete, contra a invasão e ocupação do país pela China. A violência entre tibetanos e cidadãos chineses leva à morte de várias pessoas. A polícia chinesa suprime as manifestações e os líderes tibetanos dizem que mais de 100 tibetanos foram mortos.

A 20 de agosto, no aeroporto de Barajas em Madrid, um avião com destino às Canárias saiu de pista no momento da descolagem, causando a morte de 154 pessoas.

Mas o ano de 2008 viria a ficar marcado sobretudo pelo início da maior crise financeira mundial desde a Grande Depressão de 1929. Em setembro de 2008, uma tempestade perfeita de fatores fez precipitar os EUA numa profunda crise económica, contagiando o resto do mundo. Os grandes bancos de investimento que existiam em Wall Street começaram a entrar em colapso devido à crise das hipotecas e a graves fraudes corporativas.

É neste ambiente de colapso ao estilo dominó que, em novembro, é eleito o primeiro presidente negro dos EUA, o democrata Barack Obama. «Foi uma chegada demorada, mas hoje a mudança chegou à América», disse no seu discurso de vitória, trazendo esperança a muitos americanos e também um pouco por todo o mundo.

Outras curiosidades

No dia 29 de março, a Hora do Planeta, iniciativa que alerta para as alterações climáticas, leva 400 cidades a apagarem as luzes como forma de protesto. É também neste ano que é inaugurado o maior acelerador de partículas do mundo, com 27 km de circunferência, no CERN, na Suíça. O seu objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas e perceber mais sobre o início do universo. Neste ano a Google lançou o sistema operativo Android para fazer concorrência ao bem-sucedido IOS da Apple.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas

Os filmes que enchiam as salas de cinema

O CAVALEIRO DAS TREVAS

Batman: o Cavaleiro das Trevas vence batalha contra Trump

Batman continua a sua luta contra o crime. Com a ajuda do Tenente Jim Gordon e do Procurador Distrital, Harvey Dent, Batman pretende destruir as restantes organizações criminosas que controlam as ruas da cidade. A parceria parece revelar-se eficaz, até se encontrarem inseridos num reinado de terror, desencadeado por uma mente genial, mas criminosa, mais conhecido pelos assustados cidadãos de Gotham como Joker.

INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)

O Professor Jones voltou à Faculdade Marshall, para descobrir que as coisas foram de mal a pior. O seu amigo íntimo e reitor da faculdade explica que as recentes atividades de Indy o tornaram suspeito e o governo começou a pressionar o estabelecimento de ensino para o despedr. Ao sair da cidade, Indiana encontra o rebelde Mutt, que guarda um certo rancor contra o arqueólogo, mas que lhe traz uma proposta: se ele o ajudar numa missão de carácter pessoal, Indy pode muito bem fazer uma das mais espetaculares descobertas arqueológicas da história – a Caveira de Cristal de Akator.