Especial SAPO 25 anos

SAPO em versão móvel

Neste ano, é lançada a versão web mobile da homepage do SAPO, o primeiro portal mobile HTML em Portugal, disponível em https://m.sapo.pt/. Como o SAPO pretende que toda a informação chegue aos seus utilizadores, é lançado o SAPO Local, que dava destaque às notícias locais de todo o país. O serviço noticioso foi também reforçado com o lançamento do SAPO Notícias.

A gastronomia começou a ganhar mais relevância no SAPO, com o lançamento do SAPO Sabores que hoje está integrado no SAPO Lifestyle. Em ano rico de novidades, é de assinalar também a criação do SAPO Spot.

Por fim, uma grande inovação: é neste ano que se realiza a primeira edição do SAPO Codebits, que viria a ser um dos maiores eventos de tecnologia em Portugal.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

À segunda foi de vez: Portugal aprovou em referendo a despenalização do aborto. Por esta altura, os cidadãos andavam descontentes com o rumo do país e, no dia 2 de março, juntam-se em Lisboa entre 100 e 150 mil manifestantes contra as políticas do primeiro-ministro de então, José Sócrates.

Mas este ano ficaria para sempre associado a uma menina inglesa. No dia 3 de maio, a pequena Madeleine McCann desapareceu de um aldeamento na Praia da Luz, no Algarve. O seu desaparecimento torna-se notícia a nível mundial, com cobertura massiva de órgãos de informação de vários países. O caso continua por resolver.

A cerimónia para eleger as ‘Novas 7 Maravilhas do Mundo’ realizou-se em julho em Portugal. A votação foi uma das maiores da história contabilizando mais de 100 milhões de votos. A par da revisão e reformulação das maravilhas arquitetónicas antigas do mundo, Portugal elegeu também as Sete Maravilhas de Portugal, nomeadamente: Castelo de Guimarães, Castelo de Óbidos, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro dos Jerónimos, Palácio da Pena e Torre de Belém.

De salientar ainda a inauguração da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, inserida nas comemorações dos 90 anos das aparições da Virgem. E a inauguração das estações de metro do Terreiro do Paço e de Santa Apolónia, em Lisboa, há muito reivindicadas.

Pelo mundo

A adesão da Roménia e da Bulgária aumenta o número de Estados-Membros da União Europeia para 27 e a população passa para 492,8 milhões de habitantes. A UE fala nesta altura 23 línguas, após a adição do búlgaro, do romeno e do irlandês.

Em abril deste ano, ocorre o Massacre de Virginia Tech, nos EUA, um assassinato em massa em ambiente escolar que causou a morte a 33 pessoas, incluindo o atirador. É o mais mortífero ataque a uma universidade na história dos Estados Unidos e um dos mais mortíferos assassinatos em massa no país.

A guerra contra o terrorismo continuava a travar-se nível global. Em setembro, o homem mais procurado do mundo na altura, Osama Bin Laden, aparece em vídeo a dizer que só termina com as ameaças aos Estados Unidos se toda a população se converter ao islamismo.

No final do ano, um outro acontecimento importante na história da União Europeia: é assinado o Tratado de Lisboa que reformula a forma de funcionamento da União Europeia «com vista a reforçar a eficiência e a legitimidade democrática da União e para melhorar a coerência da sua ação».

Outras curiosidades

2007 foi um ano rico em inovações tecnológicas. No dia 9 de janeiro, foi anunciado um smartphone revolucionário, o iPhone. Chega ao mercado dos EUA em junho e a Portugal em novembro desse ano. Neste ano, a Google lança o Street View, um serviço que permite visitar todos os locais a partir da Internet.

Também o YouTube apresenta grandes desenvolvimentos neste ano, pois passa da versão apenas em inglês para estar disponível em várias línguas, incluindo o português. Nesta linha techie, em setembro de 2007, é transmitido o primeiro episódio da sitcom ‘A Teoria do Big Bang’.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas em 2007

Estes filmes enchiam as salas de cinema

PIRATAS DAS CARAÍBAS NOS CONFINS DO MUNDO

Piratas das Caraíbas - Nos Confins do Mundo (2007)

Neste filme, dá-se o reencontro com os heróis Will Turner (Orlando Bloom) e Elizabeth Swann (Keira Knightley) aliados ao capitão Barbossa (Geoffrey Rush), numa busca desesperada para salvar o Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) da alucinante armadilha do cofre de Davy Jones. Enquanto isso um aterrador navio fantasma semeia a destruição pelos sete mares.

HARRY POTTER E A ORDEM DA FÉNIX

Harry Potter e a Ordem da Fénix (2007)

Harry regressa para o seu quinto ano de estudos em Hogwarts e descobre que a comunidade de feiticeiros não acredita no seu encontro com Lorde Voldemort. Receando que Albus Dumbledore, o reitor de Hogwarts, esteja a mentir sobre Voldemort de modo a minar o seu poder e usurpar o seu cargo, o Ministro da Magia, Cornelius Fudge, nomeia uma nova professora de Defesa contra as Artes Negras, para vigiar Dumbledore e os estudantes de Hogwarts.