Especial SAPO 25 anos

Os vídeos chegam ao SAPO

Num mundo em que o vídeo se tornava um conteúdo cada vez mais apetecível, o SAPO lança o SAPO Vídeos, plataforma onde qualquer pessoa pode alojar os seus vídeos online. Neste seguimento, foram também lançados os Incorrigíveis, o T2para3, o DEZ, o canal Q, o à Lei da Bola, o Jornalinho ZAP, o Bruno Aleixo, entre muitos outros conteúdos OTT sobre a plataforma SAPO Vídeos.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

Logo no mês de janeiro, Aníbal Cavaco Silva é eleito Presidente da República Portuguesa, substituindo Jorge Sampaio.

Depois de o Euro 2004 ter posto o país a vibrar com o futebol, em 2006, Portugal participou, pela quarta vez, e segunda consecutiva, numa fase final do Campeonato do Mundo de Futebol, que teve lugar na Alemanha. As eliminatórias foram decididas com a Rússia, Eslováquia, Estónia, Letónia, Luxemburgo e Liechtenstein. Apesar da derrota contra a Alemanha na disputa do 3o e 4o lugares, a Seleção Nacional foi recebida em grande pompa e festejos, com o seu desempenho comparável apenas ao de 1966.

As manchetes dos jornais neste ano faziam-se também com o Caso Mateus, um conjunto de casos que deu a conhecer uma série de disfunções na organização do futebol profissional em Portugal. Como consequência, a FIFA chegou a ameaçar suspender a seleção portuguesa e os clubes portugueses de todas as competições internacionais.

Pelo mundo

Os fortes protestos em França fariam correr muita tinta nesse ano. Logo na virada do novo ano, ocorreram inúmeras ações de violência nos subúrbios de Paris e noutras cidades de França. Centenas de carros incendiados na capital francesa, pequenos incêndios noutros locais e apedrejamentos levados a cabo por jovens revoltosos levariam à prisão de 362 pessoas, tendo 27 polícias ficado feridos. Depois de semanas de protestos violentos liderados por estudantes, o presidente francês Jacques Chirac revoga uma nova lei que tornava mais fácil aos empregadores demitir trabalhadores menores de 26 anos.

Foi também neste ano que uma caricatura de Maomé publicada num jornal dinamarquês, Jyllands-Posten, desencadeia uma onda de violência por parte de extremistas islâmicos, com manifestantes enfurecidos em todo o mundo a quebrarem janelas, atearam fogos e a queimarem bandeiras da Dinamarca e de outros países cujos jornais reproduziram os cartoons.

Pela Europa, a  4 de novembro, mais de quinze milhões de consumidores ficaram sem energia elétrica. Vários países foram afetados, incluindo Portugal.

Na atualidade internacional, a guerra prosseguia no Iraque durante todo o ano. No final de 2006, Saddam Hussein, ditador que governou o país durante 24 anos, foi sentenciado à morte e executado na forca a 30 de dezembro.

Outras curiosidades

É também neste ano que a NASA lança a sonda espacial New Horizons, a primeira lançada para Plutão. Por outro lado, no dia 24 de novembro, morre o último exemplar de pandas brancos e castanhos do mundo.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas em 2006

Os filmes que enchiam as salas de cinema

PIRATAS DAS CARAÍBAS: O COFRE DO HOMEM MORTO

18. Piratas das Caraíbas - O Cofre do Homem Morto (2006)

Jack tem uma dívida para com Davy Jones e o seu exército de fantasmas do mar. Essa dívida é a sua própria alma... Jack terá pois de encontrar uma forma de evitar tornar-se num dos soldados daquele exército, de se tornar mais um fantasma e sofrer com isso para sempre.

O CÓDIGO DA VINCI

Os 40 filmes mais vistos de sempre em Portugal

Tom Hanks dá vida ao protagonista deste best seller que chega neste ano aos cinemas. Um homicídio no Louvre, em Paris, e algumas pistas deixadas nas suas obras por Leonardo Da Vinci, levam à descoberta de uma sociedade secreta, que permanecera incógnita durante 2000 anos, o que põem em causa as fundações da cristandade.

O fenómeno na televisão portuguesa

Em Portugal, Floribella, telenovela infantil protagonizada por Luciana Abreu, é lançada, causando grande impacto junto do público jovem neste e nos anos seguintes.