Especial SAPO 25 anos

10 anos de SAPO

O SAPO fazia dez anos e continuava a inovar. Neste ano foi lançado o SAPO Fotos, para os utilizadores alojarem as suas melhores fotografias, e foi também o ano do lançamento do Auto SAPO, plataforma que permite a divulgação de automóveis para venda. A PT lança o VOIP (Serviço de Voz sobre IP) permitindo através do SAPO Messenger a realização de chamadas de voz e vídeo entre computadores.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

O ano começa com eleições legislativas, levando ao poder o primeiro-ministro José Sócrates, que consegue uma expressiva maioria absoluta. Numas eleições marcadas pela maior participação desde 1995 (64,3%) teve como temas o estado problemático das finanças nacionais, a elevada taxa de desemprego e a legalização do aborto.

Em abril, é inaugurada a Casa da Música, no Porto, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio. Já noutro sentido foi o anúncio da extinção do Ballet Gulbenkian que gerou muita polémica e uma onda de protestos.

É neste ano também que morre Álvaro Cunhal, histórico líder do Partido Comunista Português e um dos mais importantes militantes antifascistas.

Pelo mundo

Neste ano morre o Papa João Paulo II, considerado um dos papas mais carismáticos e agregadores da história da Igreja Católica. Morre a 2 de abril e a 24 do mesmo mês assume o Pontificado, no Vaticano, o Papa Bento XVI.

O terrorismo continuava a assolar o mundo ocidental. A 7 de julho, ataques bombistas de terroristas islâmicos atingem Londres, matam 52 pessoas e ferem mais de 700. Foi o pior ataque no país desde a Segunda Guerra Mundial.

Em agosto, são os EUA que são atingidos pela força da natureza. O furacão Katrina atinge a costa do Golfo dos EUA, destrói os diques de proteção de Nova Orleães e quase dizima a cidade devido às inundações daí decorrentes. O furacão causou mortes e destruição também nos estados da Flórida, Mississippi e Louisiana.

De salientar ainda a eleição de Angela Merkel como chanceler da Alemanha, sendo a primeira mulher a ocupar este cargo na história do país.

Outras curiosidades

Num ano recheado de curiosidades, o destaque vai para o primeiro vídeo do YouTube, postado no dia 23 de abril de 2005 pelo cofundador da plataforma de vídeos, Jawed Karim. Tinha por título ‘Me at the zoo’. Foi também neste mês que o amor proibido do Príncipe Carlos e de Camila Parker Bowles finalmente é oficializado pelo casamento. No final do ano, em França, uma mulher de 38 anos recebe o primeiro transplante de rosto no mundo.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas em 2005

Os filmes que enchiam as salas de cinema

HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO

Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)

O nome de Harry Potter é extraído do Cálice de Fogo, tornando-se assim num dos concorrentes de Hogwarts que irão disputar a glória e o prestígio no Torneio dos Três Feiticeiros realizado entre as três grandes escolas de feiticeiros e onde terá de enfrentar os alunos mais experientes numa série de desafios. Mas quem inscreveu o nome de Harry, visto que não foi ele?

STAR WARS: EPISÓDIO III A VINGANÇA DOS SITH

Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith (2005)

No meio da guerra iniciada no episódio dois desta saga, Anakin Skywalker perde a fidelidade aos Jedi. Seduzido pelas promessas de poder e tentações do Lado Negro da Força, transforma-se em Darth Vader. Juntos os Lordes Sith organizam um plano de vingança que começa com a exterminação dos Jedi.

Os programas de televisão mais populares

Inovador e único no país na altura, A REVOLTA DOS PASTÉIS DE NATA era um talk-show de stand-up comedy, em estilo de late-night show, emitido na RTP 2 às sextas-feiras à noite. Era apresentado por Luís Filipe Borges, que geria o tempo entre os diversos convidados e os sketches de humor.