Especial SAPO 25 anos

Partilha de informação acessível a todos

O maior portal português continua a progredir e a disponibilizar os serviços de Internet mais avançados. Surge neste ano o SAPO Blogs, para dar reposta a uma nova tendência mundial que é a partilha de informação de forma fácil e acessível a qualquer um.

São também estabelecidas parcerias com os grupos Impresa e Renascença, que vêm reforçar o capital informativo presente na rede SAPO.

Recorde o SAPO neste ano

Pelo país

Ano de preparação que antecede o Euro 2004, foi muito dedicado do futebol com a inauguração de grandes e renovados estádios. Estádio da Luz, Estádio do Dragão e Estádio do Bessa são disso exemplos.

Nesse verão, uma vaga de incêndios sem precedentes matou 21 pessoas, o que levou o Governo de então, liderado por Durão Barroso, a prometer uma reforma das florestas. Ao todo arderam cerca de 300 mil hectares de floresta, o pior registo em área ardida até ao momento. O Governo declarou «situação de calamidade pública» e atribuiu a tragédia a uma vaga de muito calor com temperaturas superiores a 40 graus.

Ainda neste ano surgia o movimento Mães de Bragança, organizado por um grupo de mulheres (sobretudo casadas) que se uniu para expulsar da cidade outras mulheres que se prostituíam ou faziam companhia aos homens nos bares locais. Após a ação policial e o encerramento das casas de alterne, os comerciantes da cidade queixaram-se de uma quebra no negócio de cerca de 50%.

No mundo

Uma coligação liderada pelos Estados Unidos e com o apoio do Reino Unido dá início a uma guerra no Iraque contra Saddam Hussein, com o povo iraquiano a aplaudir a luta pela deposição do ditador.

Do lado da ciência, a descodificação do Genoma Humano é finalizada, com 99% do ADN sequenciado com uma precisão de 99,99%. Estava aberta a porta a uma nova era na saúde e na medicina.

O ano ficou ainda marcado por um trágico acidente com o vaivém espacial Columbia, a 1 de fevereiro de 2003, que causou a morte a sete astronautas, levando a uma profunda reformulação de todo o programa espacial norte-americano.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas em 2003

Os filmes que enchiam as salas de cinema

O SENHOR DOS ANÉIS - O REGRESSO DO REI

O Senhor dos Anéis - O Regresso do Rei (2003)

No terceiro episódio da saga de J.R.R. Tolkien, Frodo e Sam prosseguem na sua viagem com vista a destruir o iníquo Anel Um, e Sauron prepara a sua última batalha com a Terra Média. Os aventureiros continuam a sua perigosa missão em direção aos fogos da Montanha da Condenação, para destruírem o Anel.

À PROCURA DE NEMO

'À Procura de Nemo' (2003)

Filme de animação que fez as delícias dos mais pequenos no Natal, retrata a história de um pequeno peixe. A meio de uma discussão entre pai e filho, os peixes Marlin e Nemo são surpreendidos e separados por uma parede de recife. Marlin, com a ajuda de outro peixe, a adorável e esquecida Dory, embarca numa "odisseia" à procura do filho.

Os programas de televisão mais populares

ÍDOLOS

Em 2003, Nuno Norte ganhou o "Ídolos".

A primeira edição deste concurso de talentos, emitido pela SIC, granjeou adeptos desde cedo, com as galas de sábado à noite a reunirem a família à volta da televisão. A edição que teve como vencedor o cantor Nuno Norte teve ainda nos 10 finalistas a cantora Luísa Sobral, que ficou em terceiro lugar, na altura com 16 anos.

MORANGOS COM AÇÚCAR

Uma das séries juvenis de maior sucesso arrancou em setembro de 2003 e terminou, após nove temporadas, em 2012. A primeira temporada teve como protagonistas Benedita Pereira e João Catarré. A história de Morangos com Açúcar desenrola-se sob o sol de verão em cenários coloridos e dinâmicos, como a Praia dos Rebeldes, o Bar dos Rebeldes e o Colégio da Barra. O facto de a geração "Morangos" ter entrado na vida adulta terá sido um fator decisivo para o desfecho desta série.