Especial SAPO 25 anos

Um caso de sucesso

Neste ano, o SAPO continua a consolidar-se como projeto empresarial de sucesso. A Portugal Telecom, SGPS, S.A., anuncia a aquisição das atividades de Internet pela compra de 100% do capital da PT Multimédia.com, empresa que integrava o portal SAPO e o ISP.

É ainda lançado o portal SAPO para PDA (http://pda.sapo.pt) e procede-se ao lançamento do SAPO ADSL.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

Este foi um ano de adaptações. O Escudo deixou definitivamente de circular e o Euro tornou-se a moeda oficial. A nível político, realizaram-se eleições legislativas antecipadas na sequência da dissolução da Assembleia da República em dezembro de 2001. António Guterres, primeiro-ministro desde 1995 e líder do PS, demitiu-se após a derrota socialista nas autárquicas de 2001. O PSD com Durão Barroso ao leme volta ao poder e assume o Governo.

No campo das notícias, rebentava o escândalo Casa Pia, que envolvia figuras públicas e de peso no país. O caso veio a público quando um antigo aluno da Casa Pia, em entrevista à jornalista Felícia Cabrita, alega ter sofrido de abusos sexuais perpetrados por figuras públicas e por um ex-funcionário da Casa Pia, Carlos Silvino. A Polícia Judiciária estima que mais de 100 rapazes e raparigas possam ter sido abusados sexualmente.

Pelo mundo

De forma dramática, o ano ficaria sobretudo marcado por uma caça ao homem, mais precisamente a Bin Laden, líder da Al-Qaeda e responsável pelos ataques de 11 setembro de 2001 aos EUA. Começa assim a operação Anaconda: a invasão do Afeganistão teve início a 7 de outubro de 2001, à revelia das Nações Unidas, que não autorizaram a invasão do país.

Na Europa, no dia 7 de janeiro, apesar de alguns protestos, o Euro entra em vigor nos doze Estados-Membros participantes, substituindo as moedas destes países, terminado o período de dupla circulação. O Euro passa a servir mais de 300 milhões de pessoas.

Timor-Leste torna-se Estado independente a 20 de maio, pondo termo ao domínio português desde o século XVI e após duras lutas de afirmação travadas com os países vizinhos.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas em 2002

Os filmes que enchiam as salas de cinema

O SENHOR DOS ANÉIS - AS DUAS TORRES

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002), de Peter Jackson

Considerado por milhões em todo o mundo como a maior aventura alguma vez escrita, a trilogia O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, relata a luta épica pela posse do iníquo Anel Um. Nesta continuação da história, a Irmandade desfez-se, mas a jornada para destruir o Anel-Mestre prossegue. Frodo e Sam terão de confiar as suas vidas a Gollum para conseguirem encontrar o caminho para Mordor.

HARRY POTTER E A CÂMARA DOS SEGREDOS

Christian Coulson como Tom Riddle

Harry Potter frequenta o segundo ano da «Hogwarts School», uma escola de bruxarias e feitiços. Ele é visitado por um duende doméstico chamado Dobby que o aconselha a não regressar à escola. Harry ignora este aviso e regressa. Ele continua famoso, mas detestado pelos Slytherins, e ainda mais por Snape e Malfoy. De repente, coisas estranhas começam a acontecer: as pessoas começam a ficar petrificadas e ninguém conhece a causa disso.

Os programas de televisão mais populares

PRÓS E CONTRAS

Fátima Campos Ferreira regae ao fim de 'Prós e Contras'

O programa televisivo de debate da RTP1 teve início em outubro de 2002 e foi dado como terminado em 2020. O programa com quase duas horas de duração e apresentado por Fátima Campos Ferreira debatia os temas mais importantes da atualidade de Portugal, respeitando a diversidade de opiniões e a representação democrática, mas fora da lógica das organizações partidárias.

BIG BROTHER FAMOSOS

Depois do sucesso do formato foi a vez deste reality show se apresentar com famosos fechados numa casa vigiada 24h por dia. Depois de três edições com anónimos, a TVI decide inovar o programa com concorrentes conhecidos do público português, entre os quais Cinha Jardim, Jorge Cadete e Romana. O vencedor foi o cantor Ricky.