Especial SAPO 25 anos

A expansão da informação

O SAPO começa a integrar na sua rede pesos pesados na área da informação. Os sites do Diário de Notícias, do Jornal de Notícias e da rádio TSF contribuiram para afirmar o portal como principal fornecedor de notícias online no país. Este foi também o ano da primeira edição dos Prémios SAPO, evento anual que assinala e enaltece a criatividade na comunicação empresarial online em Portugal. É também lançado o portal SAPO para telemóveis WAP (páginas só com texto que se podiam aceder em http://mobile.sapo.pt)

Neste ano é lançado o projeto Casa SAPO em parceria com a Janela Virtual. É lançado também o SAPO Mensageiro, o primeiro serviço de Instant Messaging em português, e o serviço com informação sobre as farmácias em Portugal, nomeadamente com indicação dos horários e disponibilidade.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

O ano ficou marcado pelo grave acidente que aconteceu na ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os-Rios, Castelo de Paiva. O colapso da ponte levou à queda ao rio Douro de um autocarro com 53 ocupantes e de três automóveis ligeiros. As várias operações de busca realizadas no rio e na costa atlântica permitiram recuperar apenas 23 dos 59 cadáveres.

A SIC Notícias, primeira estação de televisão portuguesa dedicada exclusivamente à transmissão de notícias durante 24 horas, inicia as suas emissões. É também neste ano que Jorge Sampaio é reeleito Presidente da República.

De salientar ainda uma aterragem de emergência no Aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, Açores, de um Airbus A330, que fez o maior voo planado já registado na aviação comercial a jato após ter ficado sem combustível a meio do Oceano Atlântico. O voo sem motores durou cerca de meia hora e trazia 306 pessoas a bordo, a maioria emigrantes portugueses no Canadá e canadianos que vinham visitar a Europa.

Dos EUA para o mundo

11 de setembro: a data que nunca será esquecida e que abriu uma era de insegurança no mundo ocidental, com os ataques terroristas às Torres Gémeas, em Nova Iorque, a mostrarem que as lutas extremistas também batem à nossa porta. O visionamento do segundo embate em direto pelo mundo também inaugura uma nova época na cobertura noticiosa, com a disseminação da informação a correr como nunca. A torres colapsam com centenas de pessoas no interior e o Pentágono sofre grandes danos. Pelo incidente e pela ousadia foi considerado o maior ataque terrorista da História. O grande foco do ano continuou nesta luta, com a resposta dos EUA e do Reino Unido a bombardearem campos da Al-Qaeda no Afeganistão.

Outras curiosidades

Após 15 anos de serviço, a estação espacial russa Mir cai de forma controlada no Oceano Pacífico, numa manobra onde foi preciso desviar rotas de aviões e dezenas de navios para não serem atingidos por estilhaços.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas em 2001

Estes filmes enchiam as salas de cinema

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL

Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

Depois do fenómeno dos livros, eis que a história do menino mágico chega ao cinema. Esta é a primeira adaptação da série de best-sellers de Harry Potter, um órfão que descobre que os seus pais eram feiticeiros e que ele também possui poderes mágicos. Harry Potter passou a maior parte do seu tempo debaixo da escada na casa dos Dursleys, os seus tios que não gostam dele. Porém, quando é convidado para estudar na Escola de Feitiços e Magia Hogwart, Harry percebe que existem dois mundos: um é o mundo sem graça dos humanos comuns e o outro é cheio de magia, encanto e fantasia.

O SENHOR DOS ANÉIS - A IRMANDADE DO ANEL

O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel (2001), de Peter Jackson

Em tempos remotos, Sauron tentou dominar toda a Terra-Média graças ao poder do seu anel. Após Sauron ser derrotado em batalha e durante muitas eras, o anel foi considerado perdido. Agora, através de um golpe de destino, o anel do poder foi encontrado e entregue a um hobbit chamado Frodo. Quando Gandalf confirma que este é o anel do Poder de Sauron, o Senhor das Trevas, Frodo tem de partir numa demanda até ao monte Doom para destruir o anel.

As novelas portuguesas mais populares

A TVI marcou a sua posição no mundo das novelas ao lançar duas de enorme sucesso: OLHOS DE ÁGUA e ANJO SELVAGEM. A primeira foi uma das primeiras novelas portuguesas a ter sucesso mundial; a segunda foi a novela com o maior número de episódios, sendo exibida durante praticamente dois anos.