Especial SAPO 25 anos

Chegada à Portugal Telecom

Neste ano, a participação do SAPO é transferida para a PTM.com, uma pequena subsidiária da Portugal Telecom que comprou a Saber e Lazer SA e fundiu a empresa com o maior ISP português na altura: TELEPAC. O SAPO passa a ser o portal do Grupo Portugal Telecom.

Este é um ano de reforço da sua liderança no mercado português com vários lançamentos, como as homepages, que permitiam aos utilizadores criarem as suas próprias páginas. Foi também lançado o Dreamarena, portal de acesso à Internet através da consola Sega Dreamcast produzido pelo SAPO.

É no ano 2000 que é criado o SAPO Emprego, resultante de uma parceria entre a PT Multimedia.com, a Novabase e a Talent Manager. Nessa altura, denominava-se Superemprego e só posteriormente é que passou a SAPO Emprego.

É lançado também o SAPO Cinema, que hoje está integrado no portal SAPO Mag. Foi ainda o lançamento do SAPO Astral. Hoje o SAPO Astral está integrado no SAPO Lifestyle.

Em parceria com a Casa dos Bits, foi lançado o SAPO Tek, que rapidamente se tornou no maior site de informação sobre tecnologia em Portugal. Foi também lançado o SAPO Postais.

Recorde o SAPO neste ano

No país

Um apagão deixou a metade sul do país, incluindo Lisboa, sem energia elétrica durante duas horas. Pouco passava das das 22:00 de 9 de maio quando a capital ficou na completa escuridão. O ano 2000 foi também ano de Jogos Olímpicos, em Sydney, na Austrália, com Portugal a conquistar duas medalhas de bronze, trazidas por Fernanda Ribeiro, no atletismo 10.000m, e por Nuno Delgado, no judo 73–81 kg.

Pelo mundo

Afinal, o mundo não acabou à meia-noite de 2000 e tudo rolou com suavidade nesta transição de milénio. Uma transição para um mundo cheio de oportunidades, com a ‘nova economia’ e as empresas dot.com a criarem grandes expectativas e a gerarem grandes negócios. Já estávamos mais perto do mundo de hoje.

Foi também neste ano que cientistas dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha anunciaram o primeiro rascunho da sequência completa do genoma humano. Abria-se também uma porta para uma nova era na área da saúde e da medicina.

A 25 de julho caiu o avião Concorde da Air France. Foi um dos mais espetaculares e mediáticos acidentes de aviação. O aparelho fazia a rota Paris -Nova Iorque e despenhou-se ainda em território francês, levando 113 pessoas à morte.

Outras curiosidades

O Papa João Paulo II pede perdão pelos erros cometidos pela Igreja Católica nos últimos 2000 anos, nomeadamente pela Inquisição e pelas Cruzadas e também pelo desrespeito por outras religiões e culturas através da catequização.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas em 2000

Os filmes que enchiam as salas de cinema

MISSÃO IMPOSSÍVEL II

Tom Cruise de regresso em força em mais uma missão arriscada nesta sequela, baseada na série homónima de sucesso nos anos 60. O ator volta na pele do agente Ethan Hunt. Desta vez, a sua missão é recuperar das mãos de criminoso um vírus letal que mata em menos de 24 horas. Para tal, Ethan Hunt vai contar com a ajuda inesperada de Nyah, uma ladra internacional, ex-namorada do vilão da história.

GLADIADOR

As lutas de gladiadores da Roma Antiga e as conspirações do poder voltam em 2000, desta vez num filme realizado por Ridley Scott, que viria a vencer 5 Óscares em 2001, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator. Maximus, general das Legiões Romanas, é querido por todos, até pelo Imperador Marco Aurélio, que antes de morrer o escolhe como sucessor, pondo de lado o seu próprio filho, Cómodo. Este, movido pelo ódio, prepara uma conspiração contra Maximus, condenando-o a ele e à sua família à morte.

A televisão ganhava uma nova forma

Zé Maria

Um grupo de jovens é encerrado numa casa vigiada 24h por dia e sem qualquer contacto com o exterior. Esta autêntica experiência social vista à lupa atraiu a atenção de todos os portugueses, marcando o início de uma nova era televisiva, a dos reality shows. Foi o primeiro BIG BROTHER na TVI.