Especial SAPO 25 anos

Olá, mundo!

Este foi um ano de grandes acontecimentos para o SAPO. É neste ano que 74,9% do capital da Saber e Lazer é adquirido pela PT Multimédia – Serviços de Telecomunicações e Multimédia, SGPS, S.A. Foi também o ano do lançamento do primeiro canal temático, na área da saúde: SAPO Saúde (hoje integrado no SAPO Lifestyle)

O SAPO apresenta-se ao mundo, no Internet World'99, como o primeiro portal em língua portuguesa líder de mercado na Internet em Portugal. Ainda em 99, o SAPO Mail foi lançado usando a plataforma da Mail.pt.

Recorde o SAPO neste ano

Enquanto isso, no resto do país

Embora preocupados com o Bug do Milénio e com o facto de o Euro passar a ser a moeda oficial em Portugal, os portugueses viviam um ano tranquilo e assistiam à reeleição do primeiro-ministro António Guterres.

No entanto, a morte de Amália Rodrigues, a fadista ícone de Portugal, veio abalar esta tranquilidade. O seu funeral teve Honras de Estado e o cortejo fúnebre entre a Basílica da Estrela e o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, foi acompanhado por 50 mil pessoas. À sua passagem todos aplaudiram, acenaram lenços brancos e cantaram fados da cantora.

Fora de Portugal, mas com mãos e pés portugueses, João Garcia chegava ao cume do Evereste, a montanha mais alta do mundo com 8848 metros.

Pelo mundo

No primeiro dia do ano, onze Estados-Membros da União Europeia adotam a moeda única. O Euro começa a ser usado em transações eletrónicas na Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal. Neste momento de transição, a substituição das moedas viria a acontecer em 2002.

Em 1999, após um ato de autodeterminação patrocinado pelas Nações Unidas, a Indonésia deixou de controlar Timor-Leste, abrindo caminho para este se tornar finalmente num Estado soberano em 2002.

Outras curiosidades

A passagem do milénio que se aproximava deu azo todo o tipo de crenças, mitos e medos. Medo de que o mundo acabasse ou de todo o tipo de desastres e até crença por alguns de que Jesus voltaria na mudança de milénio.

No campo a informática, o então chamado Bug do Milénio, ou Y2K, referia-se ao problema previsto para ocorrer em todos os sistemas informatizados na passagem do ano de 1999 para 2000. Como todas as datas eram representadas por apenas dois dígitos, os programas assumiam o "19" na frente para formar o ano completo. Assim, quando o calendário mudasse de 1999 para 2000 o computador iria entender que estava no ano de "19" + "00", ou seja, 1900. Esta grande dor de cabeça motivou uma renovação em massa dos recursos informáticos e uma corrida louca para os testar antes que ocorresse a mudança do milénio.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas em 1999

Os filmes que enchiam as salas de cinema

STAR WARS: EPISÓDIO I - A AMEAÇA FANTASMA

1999: Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma

No primeiro episódio da saga, George Lucas conta-nos a história de Obi-Wan e do seu mentor, que embarcam numa perigosa aventura na tentativa de salvar o planeta das garras de Darth Sidious. Durante a viagem, eles conhecem um menino e decidem treiná-lo para se tornar num Jedi. Mas o tempo irá revelar que as coisas nem sempre são o que aparentam ser.

O SEXTO SENTIDO

Bruce Willis continuava em alta e protagoniza mais um sucesso de bilheteira. Uma criança atormentada por visões de espíritos, interpretada por Haley Joel Osment, recebe a ajuda de um psicólogo, que tenta arranjar uma explicação racional para o problema. Mas o sobrenatural prega uma partida ao psicólogo e ao próprio espectador.