Especial SAPO 25 anos

A história do SAPO

O SAPO continua a desenvolver-se e a mostrar uma vitalidade que o faria destacar-se no novo mundo da World Wide Web. Em 1998, dá mais um salto e é adquirido pela empresa Saber & Lazer - Informática e Comunicação. Entra assim para o mercado das novas tecnologias, destacando-se de projetos contemporâneos semelhantes. É neste ano que o SAPO se expande para um Portal Web, agregando vários conteúdos.

Recorde o SAPO neste ano

Ano inesquecível para Portugal

A Exposição Mundial de Lisboa de 1998, dedicada aos Oceanos e integrada nas comemorações dos 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, trouxe milhares de pessoas a Portugal. Dois meses antes da abertura da Expo 98 foi inaugurada a Ponte Vasco da Gama, a mais longa da Europa e uma das mais longas do mundo. Inesquecível foi a mega-feijoada servida no tabuleiro da nova ponte a 17 mil convidados, com direito a inscrição no 'Guinness World Records' como a maior mesa do Mundo.

Em 1998, José Saramago ganhou o Prémio Nobel da Literatura e é também neste ano que se realiza o primeiro referendo pela despenalização do aborto, mas o ‘não’ venceu com 50,91% dos votos. As manchetes portuguesas davam conta do chamado ‘caso Rui Pedro’, a história do menino de 11 anos desaparecido em Lousada. O advogado dos pais de Rui Pedro iniciou um processo contra o Estado português por ‘falhas gravíssimas’ na investigação.

Pelo mundo

Um pouco por todo o lado vivia-se com medo de comer carne de vaca por causa da Doença das Vacas Loucas, a encefalopatia espongiforme bovina, por esta ser transmissível ao homem e causar uma doença semelhante.

Já nos EUA, o escândalo ‘Monica Lewinsky’ fazia correr muita tinta por causa da alegada relação sexual que esta estagiária da Casa Branca teria mantido com o presidente dos EUA de então, Bill Clinton, na Sala Oval.

Neste ano é criado o Banco Central Europeu e todos se preparam para que onze Estados-Membros da União Europeia adotem a moeda única a 1 de janeiro do ano seguinte. A Guerra do Kosovo, que opunha fações opostas internas, também era um dos temas de destaque.

No campo da tecnologia, a guerra no mundo informático inflama-se cada vez mais, com os blocos Microsoft e Apple a granjearem seguidores fervorosos. A Microsoft lança oficialmente o sistema operacional Windows 98 e a Apple anuncia o lançamento do novo computador iMac. A Google viria a aparecer também em 1998, curiosamente no dia do terceiro aniversário do SAPO.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas em 1998

Os filmes que enchiam as salas de cinema

ARMAGEDDON

3.º - Armageddon (1998)

O público continuava fascinado com catástrofes planetárias. Depois do impacto de um meteorito nas costas da Carolina do Sul, a NASA descobre que outro meteorito do tamanho do estado do Texas se dirige para a Terra a grande velocidade para chocar contra ela num prazo de 18 dias. Desta vez é Bruce Willis que vai salvar o planeta.

O RESGATE DO SOLDADO RYAN

20 filmes clássicos para ver na Netflix, Amazon, HBO e Filmin

6 de junho de 1944. Dia D. Nas praias da Normandia, poderosas forças militares confrontam-se numa batalha que vai decidir o curso da guerra. Soldados americanos, liderados pelo capitão John Miller (Tom Hanks), cumprem uma arriscada missão para encontrar o soldado James Ryan (Matt Damon). Por que razão se arriscam as vidas de oito para salvar um só homem?!