Especial SAPO 25 anos

O segundo ano

Em 1997 o mundo Web era ainda pequeno, os grandes nomes que hoje dominam a rede, como o Facebook, YouTube e Google, ainda não tinham dado os primeiros passos. É neste ano que surge o primeiro anúncio em pop-up, uma novidade no mercado dos anúncios online.

Recorde o SAPO neste ano

Em Portugal

Por cá, realizava-se a primeira edição do Festival Sudoeste, tendo como cabeças de Cartaz Blur, Marilyn Manson e Suede. Mas nem tudo foi festa... Neste ano, deu-se o Massacre de Amarante, um dos mais violentos crimes que alguma vez aconteceram em Portugal. Três homens armados e encapuzados obrigaram os clientes e funcionários de um bar de alterne a encostarem-se à parede e regaram depois o local com gasolina. No meio da confusão e do pânico treze pessoas morreram. Foi também neste ano, em outubro, que fortes chuvas caíram na Ribeira Quente, nos Açores, provocando avalanches que soterraram habitações e causaram 29 mortes, vários feridos e dezenas de famílias desalojadas.

Pelo mundo

A morte da Princesa Diana, na madrugada de 31 de agosto, num acidente de automóvel em Paris chocou o mundo. Também neste ano, na cidade japonesa de Quioto, é assinado o compromisso de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. No espaço, a NASA conseguiu enviar para Marte uma sonda veicular para explorar o Planeta Vermelho, sendo este o primeiro veículo operado fora do sistema Terra-Lua.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas em 1997

Estes filmes enchiam as salas de cinema

TITANIC

'Titanic' (1997)

A eterna história da menina rica e do menino pobre voltou a tocar corações e a fazer sucesso. Desta vez, a história passou-se a bordo do majestoso e ‘inafundável’ Titanic, que afundou realmente em abril de 1912. A bordo desse navio, autêntico retrato da sociedade desse século, os dois protagonistas apaixonam-se e vivem uma curta mas intensa história de amor.

PARQUE JURÁSSICO - O MUNDO PERDIDO

Depois do retumbado sucesso do primeiro filme da saga dos dinossauros, em 1993, o segundo filme chega com novidades aterradoras: afinal, os dinossauros não morreram todos no final do primeiro filme. Há provas de que estão vivos e a reproduzirem-se numa ilha.

Os programas de televisão mais populares

ALL YOU NEEED IS LOVE

O programa de entretenimento da SIC percorria o país numa carrinha para estimular encontros e reencontros entre casais. Inicialmente apresentado por Lídia Franco, foi Fátima Lopes que posteriormente lhe tomou as rédeas e se revelou como apresentadora.

HORIZONTES DA MEMÓRIA

Esta série documental apresentada por José Hermano Saraiva afirmava-se no panorama televisivo nacional, pelo estilo peculiar do historiador a contar a história do país. Foi das séries de maior sucesso da RTP2, exibida durante oito anos.