Especial SAPO 25 anos

O primeiro ano

O SAPO dava os primeiros passos num mundo novo que viria a revolucionar a forma como vivemos. Nesta altura, este mundo era dominado simpaticamente por grupos de investigadores, techies e visionários, que começaram a reconhecer o potencial de comunicação e acesso à informação. Era o tempo da descoberta, o tempo das ligações com modems que faziam barulhos estranhos, enquanto se esperava calmamente (ou não!) que a informação começasse a surgir no ecrã, em páginas muito mais simples, pois ainda não se usavam muitas fotografias e o vídeo e a publicidade ainda estavam muito ausentes. É neste panorama que, em 1996, o SAPO deixa a Universidade de Aveiro e passa a ser propriedade da empresa Navegante, para fins de exploração comercial.

Recorde o SAPO neste ano

Enquanto isso, no resto do país

O ano começa com a eleição presidencial de Jorge Sampaio, a 14 de janeiro, e a derrota de Cavaco Silva. Este foi também ano de Jogos Olímpicos em Atlanta onde Fernanda Ribeiro ganhou o título de Campeã Olímpica, trazendo para Portugal a medalha de ouro nos 10 mil metros de atletismo. Vítor Rocha e Nuno Barreto trouxeram a medalha de Bronze na classe 470 de vela.

É fundada a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), atualmente formada por Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São-Tomé e Príncipe, Timor Leste e Guiné Equatorial.

No mundo

No ano em que Bill Clinton é reeleito presidente dos EUA e Boris Ieltsin reeleito presidente da Rússia, ditando a manutenção das forças mundiais, é na África do Sul que ocorre o grande acontecimento do ano: Nelson Mandela assina uma nova Constituição e põe fim ao Apartheid, regime segregador racial que vigorava desde 1948 no país.

No campo da saúde, de salientar uma descoberta que viria a acalmar o grande medo mundial da época, o vírus da imunodeficiência adquirida (VIH). Foram descobertos novos fármacos que conseguiram reduzir drasticamente a carga viral no sangue, trazendo esperança de vida aos pacientes. Outro marco na saúde foi o sucesso na clonagem da ovelha Dolly, o primeiro mamífero do mundo a ser recriado a partir de uma célula adulta. Dolly foi criada por investigadores do Instituto Roslin, na Escócia, e viveu uma pacata vida de ovelha até ao fim dos seus dias.

O ano ficou também marcado por um dos acidentes mais emblemáticos da história da aviação. No dia 17 de julho, um Boeing 747 da companhia aérea TWA, que voava entre Nova Iorque e Paris, explodiu e caiu no Oceano Atlântico levando à morte 240 pessoas.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas em 1996

Estes filmes enchiam as salas de cinema

O DIA DA INDEPENDÊNCIA

O grande sucesso de bilheteira do ano, e o segundo maior da história do cinema até então, conta a história de uma invasão alienígena ao planeta Terra, com 36 naves a posicionarem-se sobre importantes edifícios das grandes metrópoles do mundo. Will Smith, no papel de Capitão Steve Hiller, é chamado à guerra onde vai ter um papel fulcral no desenrolar da história.

MISSÃO IMPOSSÍVEL

Em 1996 foi lançado o primeiro filme da saga protagonizada por Tom Cruise. Durante uma missão arriscada em Praga, um grupo de agentes de uma organização chamada IMF (Impossible Mission Force) cai numa emboscada. Apenas Ethan Hunt e uma outra agente sobrevivem, mas Ethan Hunt tem de enfrentar a acusação de ser informador e de ter sido o responsável pelo falhanço da missão. Para provar a sua inocência, Ethan foge e acaba por desmascarar um outro elemento da mesma agência.

Na televisão, estes eram os programas mais populares

DOMINGO DESPORTIVO

Dedicado ao futebol, este era um dos mais famosos programas de televisão em Portugal nessa altura. Transmitido pela RTP1, fazia o resumo da jornada, dava os resultados desportivos de outros campeonatos e ainda notícias do desporto em geral.

GLOBOS DE OURO

1996 foi o ano da primeira gala dos Globos de Ouro, da SIC, que distingue as personalidades mais marcantes do ano na sociedade portuguesa. A primeira edição do programa anual ocorreu a 8 de abril de 1996, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, com apresentação de Catarina Furtado. A gala contou com a presença de estrelas internacionais, como Valeria Mazza e Eros Ramazzotti.