Especial SAPO 25 anos

Em Aveiro...

...nasceu o SAPO! Lançado por seis membros da equipa do centro de informática da universidade, foi criado na Universidade de Aveiro, no dia 4 de setembro de 1995, como um diretório de sites portugueses, com um motor de busca interno. O nome surgiu a partir da sigla do serviço S.A.P. (Servidor de Apontadores Portugueses).

Recorde o SAPO neste ano

Enquanto isso, no resto do país

Com Cavaco Silva no Governo e Mário Soares na Presidência da República, o país vivia momentos dramáticos com quase meio milhão de desempregados. Este foi um ano marcado por manifestações pela manutenção dos postos de trabalho e melhoria das condições de vida. Mineiros, funcionários da Torralta e professores universitários foram alguns deles. Em outubro desse ano, e após 10 anos na oposição, o PS liderado por António Guterres consegue acabar com o domínio governativo do PSD e vence de forma massiva as eleições legislativas ao obter 43,8% e 112 deputados.

Pelo mundo

A 26 de março foi aprovado o tratado que criou o Espaço Schengen, que aboliu os controlos fronteiriços e permitiu a livre circulação de pessoas entre todos os países da União Europeia.

O ano também ficou marcado pelo lançamento do sistema operativo Windows 95, pela Microsoft, que viria a iniciar uma revolução no mercado de computadores com consequentes alterações em toda a sociedade.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas em 1995

Estes filmes enchiam as salas de cinema

DIE HARD - A VINGANÇA

Bruce Willis veste a pele do detetive John McClaine, que tem de enfrentar um terrorista que faz explodir uma bomba num centro comercial repleto de pessoas e que revela que muitas mais se encontram espalhadas pela cidade. Realizado por John McTiernan, foi o grande sucesso de bilheteira do ano.

TOY STORY - OS RIVAIS

Toy Story: Os Rivais (1995)

John Lesseter traz para as telas o primeiro filme da história do cinema a ser criado inteiramente com ferramentas de computação gráfica. O filme de animação conta a história de um grupo de brinquedos que fingem ser inanimados quando os humanos estão por perto, mas que ganham vida assim que estes se afastam. Woody e Buzz Lightyear são os protagonistas.

Na televisão, estes eram os programas mais populares

NÃO SE ESQUEÇA DA ESCOVA DE DENTES

20 anos do percurso de Teresa Guilherme

O concurso apresentado por Teresa Guilherme com o apoio de Humberto Bernardo animava os serões de fim de semana dos espectadores da SIC. O concurso consistia em testar os conhecimentos que os elementos de casais concorrentes tinham um sobre o outro. Em estúdio, os membros do público animavam o concurso exibindo as suas próprias escovas de dentes. O casal vencedor ganhava uma viagem e saía do programa numa limousine.

NICO D'OBRA

Nico D'Obra (1993/1994/1995), RTP1

Exibida entre 1993 e 1996 na RTP1, esta série de comédia protagonizada por Nicolau Breyner (Nico) e Ana Zanatti (Alice) retratava as peripécias vividas por dois casais vizinhos, Nico e Alice, e Nando e Lila, papéis estes desempenhados por Fernando Mendes e Rosa do Canto.