O Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que o Índice de Volume de Negócios no Comércio a Retalho "registou em dezembro uma variação homóloga de 1,2%", mas menos 0,7% quando comparado com novembro.

Este comportamento resultou essencialmente do índice do agrupamento de produtos não alimentares, que passou de uma taxa de variação homóloga de -0,3% em novembro para 2,9% em dezembro. O índice de produtos alimentares apresentou uma variação homóloga negativa de 0,9% (-1,3% em novembro).

Em termos nominais, o índice agregado diminuiu, em termos homólogos, -2,4% em dezembro (variação de -3,2% em novembro). No quarto trimestre de 2014, as vendas no comércio a retalho aumentaram 0,4% em termos homólogos (variação de 1,4% no terceiro trimestre de 2014).

Em relação ao índice de emprego no comércio a retalho registou-se em dezembro uma variação homóloga de 0,5%, enquanto que o índice de remunerações registou um aumento de 2,3% em termos homólogos.

O volume de trabalho no comércio a retalho, avaliado pelo índice de horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário, aumentou, em termos homólogos, 0,6% em dezembro (variação de -0,7% no mês anterior).

AJG// ATR

Lusa/Fim