A Universidade de Coimbra deverá já avançar neste verão com as obras na Ala Norte do Paço Real, onde está a Sala dos Capelos, que vão ter um custo de cerca de 500 mil euros, afirmou o reitor da instituição, João Gabriel Silva, esperando que a intervenção seja cofinanciada por fundos comunitários.

O projeto para aquela zona do Paço Real já se encontra em fase de licenciamento, esperando-se que no próximo inverno "já haja cobertura" nova, sublinhou.

Segundo João Gabriel Silva, a Ala Norte tem "demasiadas infiltrações", sendo o objetivo principal da intervenção "impedir a entrada de água".

Para além da intervenção na Sala dos Capelos, espaço onde se realizam provas doutorais e em tempos Sala do Trono de Portugal, a Universidade de Coimbra pretende depois intervir na cobertura da Biblioteca Joanina, projeto que se encontra menos avançado e que ainda não tem orçamento dos custos da intervenção, explanou.

Na Joanina, as obras poderão avançar no verão de 2017, disse o reitor, sublinhando que de momento "não entra água" naquela biblioteca do século XVIII, mas que esse momento está "a aproximar-se".

O responsável falava aos jornalistas à margem da inauguração da obra de reabilitação da Capela de São Miguel, integrada no Projeto de Requalificação do Pátio da Universidade, orçada em 180 mil euros e apoiada por fundos europeus.

Durante a cerimónia, o reitor realçou o "trabalho notável" de restauração, que se fez "com pouco dinheiro".

A Capela de São Miguel "ganhou brilho, vivacidade e cor", frisou.

JYGA // SSS

Lusa/Fim