Os três vendedores ficarão em isolamento durante dez dias, para serem acompanhados pelos serviços de saúde do território, segundo um comunicado.

As autoridades de Macau anunciaram na quarta-feira o abate imediato de 15 mil aves de capoeira e a suspensão da venda destes animais durante pelo menos três dias por ter sido detetado o vírus da gripe aviária H7N9 no mercado temporário de Patane.

Por outro lado, suspenderam a importação de aves da China interior, até ser confirmada a origem do vírus, que foi detetado numa "amostra do ambiente" do mercado (e não num animal), numa banca que vendia aves importadas do sul da China.

Os serviços de saúde apelam a todas as pessoas que passaram pelo local e tenham sintomas de gripe para usarem máscara e chamarem uma ambulância para ir ao hospital, não devendo utilizar os transportes públicos.

As autoridades locais esperam que as aves vivas possam voltar a ser vendidas em Macau no dia 06, ainda a tempo de serem compradas e consumidas nas festividades do Ano Novo Chinês (a partir do dia 08), permitindo assim à população cumprir uma das grandes tradições da época.

Macau não registou até hoje qualquer caso de contágio humano com o H7N9, mas em março de 2014 o território abateu 7.500 aves por ter sido detetado o vírus num lote de galinhas vivas oriundas de Zuhai, uma cidade chinesa adjacente.

Na altura, as autoridades proibiram a importação de aves vivas durante 21 dias.

Desde 2013, a China continental (ou seja, excluindo as regiões adminitrativas especiais de Macau e Hong Kong) registou 699 casis de infeção humana com o vírus H7N9 e 238 mortes.

MP // APN

Lusa/fim