Desta forma, a programação do segundo trimestre nos espaços do Teatro Nacional São João inicia-se a 03 de abril com o regresso de "Sombras", criação de 2010 do antigo diretor daquela entidade, que, ainda em abril, volta a apresentar "al mada nada", com textos de Almada Negreiros, que se estreou precisamente no São João em março do ano passado.

A 24 e 25 de abril, a Companhia Olga Roriz mostra "A Sagração da Primavera" e, entre 29 e 30, segue-se "Terra", enquanto a segunda peça a partir de textos de Almada Negreiros vai desenrolar-se entre 22 e 24 de maio, no Teatro Carlos Alberto (TeCA), com o título "MIMA-FATÁXA", pela mão de João Sousa Cardoso.

Em conferência de imprensa, a presidente do conselho de administração do TNSJ, Francisca Fernandes, fez um balanço positivo das alterações introduzidas no começo do ano ao nível dos bares e dos horários das peças.

Francisca Fernandes realçou que o TNSJ ainda não encontrou novo mecenas, lamentando que o "modelo jurídico não [seja] muito propício" à aproximação de interessados que não podem participar de forma tão direta como no modelo das fundações.

A presidente do conselho de administração sublinhou também que há um "interesse crescente" de públicos estrangeiros nos espetáculos a decorrer no TNSJ na sequência da legendagem das peças, embora não tenha precisado valores desse aumento.

Entre muitas outras peças que vão estar nos palcos do TNSJ, do Teatro Carlos Alberto e do Mosteiro de São Bento da Vitória, encontra-se a estreia absoluta de "Só Se Eu Quiser", de Pedro Estorninho, que vai decorrer entre 17 e 26 de julho no TeCA.

Os próximos meses vão também assistir à estreia de "Barulheira" (24 de abril a 03 de maio), uma criação de João Sousa Cardoso a partir de Álvaro Lapa, para além de "Heterotopia" (26 de junho a 05 de julho), dirigido por Emanuel de Sousa.

O TNSJ vai voltar a acolher o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, no seu primeiro ano dirigido por Gonçalo Amorim, bem como a Mostra de Dança do Porto desNORTE, que vai decorrer entre 30 de junho e 04 de julho.

TDI // JGJ

Lusa/Fim