A medida consta do comunicado final da reunião mensal do Conselho de Política Monetária do BNA, ao qual a Lusa teve acesso, sendo esta a segunda subida da taxa de juro desde 27 de outubro de 2014, quando aumentou para 9% ao ano.

A forte quebra na cotação internacional do petróleo, principal fonte de receitas fiscais em Angola, está a condicionar o desempenho da economia angolana, refletindo-se na redução do investimento público e na subida dos preços.

A taxa de juro em Angola esteve fixada até julho de 2014 em 8,75%, após um corte de meio ponto percentual, naquela que foi a primeira mexida desde novembro de 2013 (quando se cifrava em 9,25%).

Na reunião realizada hoje em Luanda, para avaliar a situação económica angolana no mês de fevereiro, o Conselho de Política Monetária decidiu ainda aumentar a taxa de juro de Cedência de Liquidez, de 9,75 para 10% ao ano, mantendo inalterada a taxa de Absorção de Liquidez (0%).

Na análise à evolução mensal da política monetária e atividade económica em dezembro, o BNA identificou que a taxa 'LUIBOR Overnight' se situou em 6,19% ao ano, enquanto nas maturidades de três e 12 meses se fixou, respetivamente, em 8,32% e 9,77%.

PVJ // PNG

Lusa/Fim