"Aqui estamos hoje, no Porto, para afirmar que o Porto continua tão central como estava antes na estratégia que a ANA segue, agora sob o controlo e a orientação de um acionista privado", frisou o secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações.

Durante a cerimónia de inauguração da nova base da companhia aérea Easyjet no Porto, Sérgio Monteiro quis recordar "a discussão que então em 2012 se fazia sobre se o aeroporto do Porto se devia ou não separar do grupo de aeroportos a privatizar", lembrando ainda as vozes para quem uma "privatização em conjunto levaria a um retrocesso na [sua] importância".

"O Estado não se afastou nem desta região nem desta infraestrutura. Aprovou para ela um plano estratégico [e] investimentos que a colocarão no centro da estratégia das companhias aérea", frisou o governante.

O secretário de Estado destacou ainda o "modelo de regulação económica" com o qual "o crescimento das taxas em Lisboa subsidia o congelamento das taxas no Porto, fazendo com que o Porto se torne mais competitivo e, desta forma, continue a consolidar a sua posição, não apenas do ponto de vista nacional, como no noroeste peninsular e em toda a Europa".

"É uma pena que as vozes que tantas vezes se ouvem aqui no Norte criticar o centralismo dos governos relativamente a outras decisões, não tenha uma palavra para uma infraestrutura que continua central num plano de privatizações que, ao contrário daquilo que admitiam, não pôs o Porto para trás, pôs o Porto no centro da sua estratégia", realçou.

Durante o ano de 2012 foram várias as vozes contra a privatização do aeroporto do Porto em conjunto no âmbito do processo da ANA -- Aeroportos de Portugal, com a Associação Comercial do Porto (ACP), então liderada pelo atual presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a defender uma privatização em separado.

Rui Moreira, afirmou então à Lusa que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro teria muito a ganhar com a venda separada a um operador internacional.

Também a concelhia PS/Porto, liderada pelo agora vereador Manuel Pizarro, manifestou-se "muito preocupado com a privatização da ANA, uma vez que "o aeroporto do Porto tem um papel fundamental na vida da região", acrescentou.

Já a Direção da Organização Regional do Porto do PCP considerou "criminosa" a privatização do Aeroporto do Porto, e BE e CDS-PP/Porto criticaram o modelo de privatização da ANA defendendo os centristas que os aeroportos devem ser "privatizados autonomamente".

O acordo para a privatização de 95% do capital da ANA entre o Governo e o grupo francês Vinci foi formalizado em fevereiro de 2013.

LIL (JAP/TDI/SMS/JF/JNM/PPF) // MSP

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