Depois do terceiro triunfo da época sobre o Benfica (2-1 após prolongamento, em casa, para a Taça de Portugal, após 1-0 para a Supertaça e 3-0 para a I Liga, na Luz), os comandados de Jorge Jesus jogam, novamente, o destino europeu em Moscovo.

Na mesma cidade onde, a 26 de agosto, perderam (1-3) com o CSKA Moscovo e falharam o acesso à 'Champions', os 'leões' estão, praticamente, proibidos de não vencer o Lokomotiv, que, na primeira jornada, ganhou em Alvalade por 3-1.

Em caso de falhar o triunfo, como é tradição fora de Alvalade nas taças europeias (quatro empates e nove derrotas nos últimos 13 encontros), a eliminação só não será uma realidade se o Besiktas não vencer em casa o Skënderbeu.

Os 'leões' precisam, assim, de uma vitória fora, algo que não conseguem há mais de quatro anos: a última aconteceu a 15 de setembro de 2011: 2-0 no reduto dos suíços do Zurique, com tentos de Emiliano Insúa e Ricky van Wolfswinkel.

Caso triunfe, e mesmo em caso de vitória do conjunto em que alinha o internacional luso Ricardo Quaresma, o Sporting entra na última jornada a depender apenas de si próprio, de um triunfo caseiro face aos turcos.

Na presente edição, e depois do desaire em Moscovo, os 'leões' empataram a um na Turquia, golearam em casa os albaneses por 5-1 e, depois, e um tanto escandalosamente, caíram por 3-0 no reduto do Skënderbeu.

A formação 'leonina' não tem jogado na máxima força no Grupo H da Liga Europa, face às constantes poupanças de Jesus - uma tradição que vem dos seis anos de Benfica -, que, em Moscovo, já sabe que não pode contar com o guarda-redes Rui Patrício, expulso no jogo da Albânia.

Se o Sporting está a um passo do 'adeus' à Europa, o Sporting de Braga precisa apenas de empatar em casa com o Slovan Liberec, que já venceu na República Checa, por 1-0, para garantir um lugar nos 16avos de final.

A formação de Paulo Fonseca, que já bateu em casa Groningen (1-0) e Marselha (3-2), tem tudo a seu favor, perante um conjunto que, após o desaire a abrir com os bracarenses, não mais perdeu (dois triunfos, um deles em França, e um empate).

Vencendo, os 'arsenalistas' podem também garantir o primeiro lugar do Grupo F, mas só se o Marselha, de Rolando, não bater em casa o já eliminado Groningen.

Por seu lado, o Belenenses procura, na receção aos polacos do Lech Poznan, o segundo triunfo no Grupo I, depois do inesperado sucesso em Basileia (1-0), que é responsável pelo facto de o 'onze' de Ricardo Sá Pinto continuar na corrida.

Caso derrote os polacos, frente aos quais empatou fora, na estreia, os 'azuis' podem mesmo ascender ao segundo lugar do agrupamento, caso o Basileia vença em casa a Fiorentina.

Ainda assim, o Belenenses ficará sempre em posição muito complicada no que respeita ao apuramento, uma vez que na última ronda, a 10 de dezembro, desloca-se a Florença, casa da terceira classificada da Serie A.

Quanto aos outros agrupamentos, os noruegueses do Molde (Grupo A), os alemães Borussia Dortmund (C), os italianos do Nápoles (D) e os austríacos do Rapid Viena (E) já garantiram o apuramento para a fase a eliminar.

PFO // PFO

Lusa/Fim