O contrato prevê o aumento significativo dos serviços de comunicações via satélite para a ConocoPhillips entre o campo de Bayu-Undan, localizado a 250 quilómetros a sudoeste de Suai, no sul de Timor-Leste, e a 500 quilómetros noroeste de Darwin, na Austrália, e a sede da Conoco em Perth, na Austrália Ocidental.

A ConocoPhilips opera o campo em nome do consórcio que inclui as empresas Santos, Inpez, ENI, Tokyo Electric e Tokyo Gas.

Com este contrato, cujo valor total não revela, a SpeedCast compromete-se a ampliar a ligação para 60 Mbps em ambas as direções, o que representa uma das maiores ligações 'point-to-point' para fins comerciais na Austrália.

A conectividade IP de alto desempenho será usada para comunicações operacionais e sociais, incluindo dados e voz, bem como aplicações de bem-estar da tripulação, explica a empresa.

A SpeedCast tem vindo a fornecer serviços de comunicação por satélite à ConocoPhillips há mais de 10 anos, para uma variedade de aplicações, incluindo embarcações 'offshore' e plataformas, utilizando uma ampla gama de tecnologias de satélite para atender às necessidades da petrolífera.

ASP // FV.

Lusa/Fim