A inauguração está marcada para as 11:00 e, segundo nota do gabinete de Jorge Barreto Xavier, estas obras enquadram-se no "protocolo celebrado entre a Direção Regional de Cultura do Norte e o Município de Caminha", tendo sido "desenvolvidos trabalhos de requalificação de todo o conjunto, classificado como monumento nacional".

À tarde, pelas 14:30, na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, Jorge Barreto Xavier entrega, a título póstumo, a Medalha de Mérito Cultural, ao filantropo José Alberto dos Reis Pereira.

Em comunicado, a Fundação afirma que José Alberto dos Reis Pereira, sobrinho do poeta José Régio, e filho do artista plástico Júlio Maria dos Reis Pereira, "organizou, como representante da família, diversas atividades relacionadas com a obra destes artistas e participou em exposições coletivas".

Engenheiro civil, de formação académica, "doou um enorme legado a diferentes instituições, nomeadamente a Câmara de Vila do Conde, os museus da Olaria, em Barcelos, Nacional Machado de Castro, em Coimbra e os municipais de Estremoz e Portalegre, assim como à Fundação Cupertino de Miranda".

"Ao longo da sua vida desenvolveu um importante trabalho de divulgação cultural da arte, do património e da literatura portuguesa. Doou milhares de obras do seu pai e do seu tio a diversas instituições públicas nacionais, entre as quais se incluem o Museu Nacional Machado de Castro, a Câmara Municipal de Vila do Conde, a Fundação Cupertino de Miranda e os Museus Municipais de Estremoz e Portalegre, possibilitando, dessa forma, a sua fruição por parte do grande público", afirma o gabinete do secretário de Estado da Cultura, em comunicado.

Barreto Xavier encerra a deslocação ao norte, com a visita, pelas 15:45, ao recém-inaugurado Museu da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

NL // MAG

Lusa/Fim