A exibição de Genebra, que cumpre este ano a sua 85.ª edição, abrirá as suas portas ao público de 05 a 15 de março, com uma afluência esperada de 700.000 visitantes, segundo cálculos da organização citados pela agência EFE.

O salão automóvel suíço, junto ao aeroporto de Genebra, albergará mais de 900 carros, dos quais quase uma centena já cumpre as novas normas ambientais, cuja entrada em vigor está prevista para o ano 2021.

Tendo em conta que grande parte das propostas dos fabricantes já foram reveladas, as tendências serão dominadas por veículos todo-o-terreno em vários formatos, pelas avançadas tecnologias de conectividade, as propulsões híbridas e elétricas e os esforços dos construtores em reduzir os consumos e emissões.

A eleição do Carro do Ano Europeu 2015 é, para já, o prelúdio da abertura do Salão Automóvel ao público.

Esta nova edição contará com um atrativo: sendo a Suíça o país dos relógios, haverá uma exposição especial organizada pelo fabricante de relógios TAG Heuer, uma marca ligada às corridas de automóveis com a temática de mais de 100 anos de automobilismo desportivo.

Serão 220 os expositores que estarão presentes na Palexpo, especialmente os sempre chamativos 'designs' de veículos ultra desportivos.

Modelos de alto rendimento serão apresentados pela Radical Sportscars, Scuderia Cameron Glickenhaus, ED Diseño Phiaro, Segula, Berrtones y Giuggiaro, entre outros.

A Qoros, a marca chinesa que participa no Salão pelo terceiro ano consecutivo, é também uma das destacadas do certame, assim como a marca Borgward, um fabricante centenário que celebrará nesta exposição o seu renascimento.

Como é habitual, os automóveis com propulsões avançadas híbridas ou elétricas irão dominar o Salão de Genebra, principalmente aqueles que não emitem mais de 95 gramas de CO2 por quilómetro.

AJG // CSJ

Lusa/Fim