Em comunicado, a REFER Engineering, a futura IP-Engenharia no âmbito do processo de fusão entre a REFER e a Estradas de Portugal, informa que os dois novos projetos ferroviários inserem-se no plano de modernização e expansão da rede ferroviária argelina, que prevê um investimento na ordem dos 28.000 milhões de euros, para a renovação de 855 quilómetros de linhas existentes e o desenvolvimento de mais de 2.000 quilómetros de novas ligações.

Nesse sentido, um dos contratos que a REFER venceu corresponde ao projeto de execução de uma secção com 40 quilómetros de extensão de linha férrea, entre Ksar el Boukari e Boughezoul. O prazo de execução é de 39 meses, dos quais oito meses e meio são destinados à elaboração dos trabalhos preparatórios no terreno e ao desenvolvimento do projeto de engenharia.

O segundo contrato diz respeito à duplicação e retificação de traçado, adequando-o para velocidades de 160 quilómetros por hora, de um troço de linha existente e em exploração, numa extensão de 87 quilómetros entre Beni Mansour e Béjaia. Este projeto tem um prazo global previsto de 60 meses, dos quais 18 meses são destinados à elaboração dos trabalhos preparatórios no terreno e ao desenvolvimento do projeto de engenharia.

Dos cadernos de encargos da REFER, constam ainda a realização dos levantamentos topográficos e da prospeção geotécnica no terreno, o desenvolvimento do projeto de execução ao nível da via férrea, geologia, hidrologia, terraplenagem, drenagem longitudinal e transversal, restabelecimentos rodoviários e a elaboração das telas finais da obra.

Os concursos foram lançados pela COSIDER Travaux Publics, empresa do Grupo COSIDER, um dos maiores grupos de engenharia e construção da Argélia, com uma carteira de trabalhos superior a 200 milhões de euros na área das infraestruturas de transporte, pontes e barragens, informa a REFER.

SP// ATR

Lusa/fim