"Se as coisas correrem bem -- e não precisa ser excecionalmente bem -- podemos ter sete nos Jogos Olímpicos. A julgar pela proximidade de alguns dos nadadores em relação aos mínimos. Se o tivessem perguntado há algum tempo, diria três/quatro. Nesta altura, é possível pensar que podemos atingir um número próximo dos sete", vincou José Machado à agência Lusa

O técnico confia no êxito dos cinco que vão estar na cidade russa de Kazan -- Diogo Carvalho e Alexis Santos, já qualificados nos 200 metros estilos, Ana Catarina Monteiro, Vitoria Kaminskaya e Nuno Quintanilha -- nos Mundiais nos quais os lusos começam a competir a 02 de agosto e até 09.

"São estes cinco mais dois. Há algumas hipóteses que considero muito possíveis. Não penso em dois [nadadores extra], mas num universo de cinco. Ao todo, há um universo de 10 nadadores que pode ter como objetivo a participação nos Jogos Olímpicos", frisou, depois dos três elementos apresentados em Londres2012 e dos oito em Pequim2008, na natação pura.

Assim sendo, o responsável aponta para uma classificação do quinteto entre os 16 primeiros (meias-finais), sendo que esse lugar pode garantir o mínimo A (melhorar o registo do 16.º nessa prova nos Jogos anteriores), que assegura um lugar no Rio2016.

José Machado recorda que os mínimos para os Mundiais de Kazan "foram os mais rigorosos até agora", sublinhando que houve três a conseguir os mínimos A e que os restantes ficaram "no máximo a meio por cento" do objetivo ideal.

"Fomos exigentes e estou mesmo contente por ter havido cinco nadadores a cumprir com estes critérios", completou.

Convocados:

Natação pura:

- Ana Catarina Monteiro (Fluvial Vilacondense): 100 e 200 metros mariposa.

- Vitoria Kaminskaya (Pimpões): 200 e 400 estilos e 200 bruços.

- Alexis Santos (Sporting): 50 costas e 400 estilos.

- Diogo Carvalho (Galitos): 200 e 400 estilos e 200 bruços.

- Nuno Quintanilha (Colégio Vasco da Gama): 100 e 200 mariposa.

RBA // NF

Lusa/Fim