O estudo, a divulgar no início de 2016, analisa vários aspetos da violência contra as mulheres em Timor-Leste e foi realizado no âmbito do Programa Nabilan, financiado pelo governo australiano.

De acordo com os resultados preliminares, "59 por cento das mulheres entre os 15/49 anos que tinham tido um relacionamento íntimo com um homem revelaram ter sofrido algum tipo de violência física e/ou sexual de um parceiro masculino durante a sua vida" e 47% disseram ter sido alvo da violência nos 12 meses antes da entrevista.

A grande maioria (81%) das questionadas indicou que a violência ocorreu "muitas vezes", revelou a The Asia Fundation a semana passada.

Das mulheres timorenses vítimas de violência, 52% sofreram ferimentos como cortes, queimaduras, entorses, fraturas e lesões internas, mas apenas uma em três recebeu os cuidados de saúde de que precisava e destas apenas 37% disseram a verdadeira origem do ferimento a quem as tratou.

Os resultados preliminares do estudo revelam ainda que as mulheres vítimas de violência doméstica "são cinco vezes mais propensas a ter tido pensamentos suicidas".

Além disso, "mais de metade (55%) das mulheres vítimas de violência disse que os seus filhos testemunharam a situação pelo menos uma vez".

A The Asian Fundation considera que estes resultados do estudo, para o qual foram inquiridos 1.436 mulheres e 839 homens em Timor-Leste, "destacam a necessidade de reconhecer a violência contra as mulheres como um problema de saúde pública".

PAL // APN

Lusa/fim