A informação foi avançada pelo procurador-geral da Colômbia, Eduardo Montealegre, numa entrevista a Caracol Televisión, em que, no entanto, não quis indicar os nomes dos acusados.

"No decorrer deste semestre começaremos a formular acusações por crimes de guerra contra os responsáveis máximos das FARC [Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia]. No final de agosto vamos começar a formular e solicitar estas acusações aos juízes da República", disse Montealegre.

O Governo colombiano e as FARC tentam, desde novembro de 2012, alcançar um acordo para pôr fim ao conflito armado que dura há mais de meio século.

No entanto, os líderes das FARC já disseram em várias ocasiões que não estão dispostos a deixar as armas para ir para a prisão.

Questionado sobre se há negociadores de paz entre a lista de futuros acusados, Montealegre disse que não quer "antecipar juízos de responsabilidade, mas obviamente alguns dos que estão lá [Havana] terão uma maior responsabilidade face aos crimes internacionais".

O procurador acrescentou que em causa estão "pessoas que fazem parte da cúpula, da estrutura hierárquica das FARC, pessoas que durante décadas delinearam políticas que vão contra os direitos humanos, como o sequestro e recrutamento de menores".

Montealegre explicou que a Procuradoria deseja iniciar a fase de acusação "centrada, principalmente, nos crimes de guerra, ou seja, violações graves do Direito Internacional Humanitário cometidas pelas FARC".

ISG//ISG

Lusa/fim