Com a duração prevista de cinco horas, o evento é dirigido a todos os que queiram "descobrir, através das palavras, os escritores que marcam a contemporaneidade europeia".

O programa integra sessões de leitura de obras de dez escritores europeus que, na sua maioria, estarão presentes, informou a organização, que inclui a EUNIC Portugal, uma rede de institutos culturais e embaixadas, e a representação da Comissão Europeia em Portugal.

De entrada livre, as leituras terão uma duração de entre 10 e 15 minutos e vão repetir-se de meia em meia hora para que o público possa visitar todos os espaços.

Entre as obras que vão ser apresentadas contam-se os livros "Na margem", do espanhol Rafael Chirbes, e "O Meu Irmão", do português Afonso Reis Cabral, vencedor do Prémio LeYa 2014 por unanimidade, e que narra a história de Miguel, de 40 anos, que assume a responsabilidade pelo seu irmão que nasceu com síndrome de Down.

Na lista de apresentações também está a obra de Maira Papathanasopoulou "Judas beijava maravilhosamente", que vendeu mais de 400 mil exemplares na Grécia.

A organização destaca das apresentações a luta pela sobrevivência contada no "3000 Euros", de Thomas Melle (Alemanha), a crítica ao sistema bancário capitalista incluída nos "Contratos do comerciante", de Elfriede Jelinek (Áustria), as conspirações de "Vermelho como o sangue", de Salla Simukka (Finlândia), e a viagem no tempo no livro "A Troca das Princesas", de Chantal Thomas (França).

A lista inclui, também, o livro "Dez minutos por dia", de Chiara Gamberale (Itália), e dois trabalhos de poesia de Simona Racková (República Checa) e de Ion Es. Pop (Roménia).

Excertos destas obras serão lidos por atores portugueses em espaços como a Padaria São Roque, o Miradouro São Pedro de Alcântara, a Sala do Brasão do Museu de São Roque ou no Palácio dos Condes de Ceia - Reitoria da Universidade Aberta.

PL // JLG

Lusa/fim