O concurso, lançado simultaneamente em Londres e Maputo a 23 de outubro, contempla três áreas da bacia do Rovuma, duas de Angoche, seis do delta do Zambeze, e três 'onshore' em Pande/Temane e outra ainda em Palmeiras.

No início do ano, o Governo de Moçambique decidiu adiar, pela terceira vez, o prazo para as licitações do quinto concurso para a concessão de áreas de pesquisa e produção de gás natural para o final de julho, após pressão dos potenciais concorrentes, que consideram os períodos anteriores muito curtos.

Este é o primeiro concurso internacional lançado pelo Governo moçambicano desde a descoberta das reservas de gás natural na bacia do Rovuma, no norte do país, estimadas em 200 biliões de pés cúbicos, em blocos liderados pela norte-americana Anadarko e pela italiana Eni e onde se encontra também a petrolífera portuguesa Galp.

Além da bacia do Rovuma, Moçambique produz gás natural nas áreas de Pande/Temane, província de Inhambane, sul do país, que é canalizado por gasoduto para a África do Sul.

Os nomes dos concorrentes para a nova licitação das autoridades moçambicanas ainda não são conhecidos.

HB // VM

Lusa/Fim