Falando durante uma conferência de imprensa no domingo em La Valetta, onde participou na 24.ª Cimeira da Commonwealth, Filipe Nyusi, citado hoje pela imprensa, deu como exemplo do seu compromisso as cinco eleições gerais que o país organizou desde a adoção da democracia no país, em 1992.

Filipe Nyusi apontou ainda a paz, a separação de poderes e o desenvolvimento sustentável como elementos prioritários no seu programa de governação, atribuindo nota positiva à adesão de Moçambique à organização anglófona, em 1995.

"Se olharem bem, vão constatar que esses valores e princípios todos defendidos encaixam-se perfeitamente no nosso programa de governação", afirmou o chefe de Estado moçambicano.

Durante a visita de trabalho, segundo Filipe Nyusi, os chefes de Estado e de Governo da Commonwealth efetuaram um retiro na Fortaleza de Santo Ângelo Vitoriosa, um momento que serviu para discussão de problemas da atualidade, como o terrorismo.

"Houve muitas contribuições visando evitar que este problema seja perpétuo", disse o Presidente moçambicano, que aproveitou para se solidarizar com as vítimas do terrorismo no mundo.

A Commonwealth congrega estados e territórios que eram parte do império colonial britânico, sendo Moçambique uma das exceções a esse critério de adesão à organização, uma vez que foi colonizado por Portugal.

A integração foi na altura justificada com o facto de Moçambique, também membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, ter como estados vizinhos antigas colónias britânicas.

EYAC // VM

Lusa/Fim