Em declarações aos jornalistas à margem de uma iniciativa da ONU Mulheres em Cabo Verde, que decorreu no Palácio Presidencial, na Cidade da Praia, Jorge Carlos Fonseca indicou que irá privilegiar sobretudo as comunidades que ainda não visitou desde que assumiu a chefia do Estado cabo-verdiano (2011).

Nesse sentido, adiantou que irá ter contactos com responsáveis e líderes comunitários cabo-verdianos em Setúbal, Sines, Vila Franca de Xira, Coimbra e Porto, além de encontros com estudantes e uma conferência na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, destinada a estudantes de Cabo Verde, Portugal e de África.

"Este fim de semana estarei três dias numa ampla visita às comunidades cabo-verdianas residentes em Portugal. Estou a privilegiar as comunidades que não pude visitar na altura em que fiz a visita de Estado e noutras deslocações a Portugal", afirmou, destacando também o encontro com estudantes na Universidade Portucalense.

"O importante desta visita é que terei um encontro com os dirigentes da Associação Moinho da Juventude e com os líderes comunitários da zona da Cova da Moura para me inteirar e discutir com eles os problemas que decorrem e decorreram dos incidentes de há pouco tempo", salientou.

Na ocasião, acrescentou, haverá oportunidade para discutir e trocar impressões com um conjunto de personalidades portuguesas e cabo-verdianas, entre elas Valdemir Brito (um dos principais constitucionalistas cabo-verdianos) que estão a analisar a criação de uma "Comissão de Prevenção de Conflitos".

"A comissão integrará personalidades ligadas ao Governo português, líderes comunitários cabo-verdianos, responsáveis das Polícias e das Fronteiras, para que se possa prevenir a existência desses conflitos sociais que podem surgir na Cova da Moura, noutras zonas de Lisboa ou de Portugal. É muito interessante", sublinhou.

Terça-feira, último dia da visita, e a convite da Federação Cabo-Verdiana de Futebol (FCF), Jorge Carlos Fonseca estará presente no Estoril para assistir ao jogo de futebol, de cariz solidário, entre as seleções de Portugal e de Cabo Verde, encontro enquadrado na campanha de solidariedade e de mobilização de meios para as vítimas do vulcão do Fogo.

Jorge Carlos Fonseca, que regressará quarta-feira à Cidade da Praia, adiantou que, em Portugal, há a possibilidade de encontros com o homólogo Aníbal Cavaco Silva e com o Governo, não sendo esse, porém, o principal objetivo.

"O meu objetivo é como chefe de Estado, como primeiro representante da Nação cabo-verdiana, é o contacto com as comunidades cabo-verdianas, para dar um abraço solidário à nossa gente, aos nossos trabalhadores, empresários, quadros e estudantes.

Além de Setúbal, Sines, Vila Franca de Xira, Coimbra e Porto, o presidente cabo-verdiano terá parte ativa numa "conversa aberta" com estudantes cabo-verdianos na Universidade Lusófona em Lisboa, onde se reunirá também com representantes da comunidade cabo-verdiana da capital portuguesa.

JSD // APN

Lusa/Fim