Num mega-comício no Palácio dos Desportos de Madrid, no bairro de Salamanca, o líder do PP e chefe do Governo, Mariano Rajoy, compareceu -- como em muitos atos de campanha anteriores - ao lado da candidata à Câmara da capital, Esperanza Aguirre, e da candidata à Comunidade de Madrid, Cristina Cifuentes.

Aguirre, antiga presidente da Comunidade, pediu o voto no PP "hoje mais do que nunca" para "enfrentar os que querem acabar com o regime constitucional" espanhol, ou seja, o partido de Pablo Iglesias.

"Para fazer frente ao Podemos, apenas nós somos uma garantia de firmeza e de seriedade", disse Aguirre.

O Podemos, disse, "quer chegar ao poder para acabar com a Constituição, o travão que os impede de implantar [em Espanha] o regime bolivariano pelo qual suspiram", alertou.

Já Cristina Cifuentes apontou baterias ao Ciudadanos, o partido emergente de centro-direita.

As sondagens indicam que, nas eleições autonómicas de domingo (em 13 das 17 regiões espanholas), o PP deverá perder muitas das maiorias absolutas que manteve nos últimos quatro anos. Assim, para que possam continuar a governar, os "populares" estão forçados a fazer acordos pós-eleitorais.

O Ciudadanos, um partido de centro-direita, poderia ser um aliado natural do PP, mas o seu líder, Albert Rivera, tem rejeitado falar em acordos por enquanto. No caso da Andaluzia, o Ciudadanos tem estado, como todos os outros partidos, a negociar com o mais votado, o PSOE.

"Votar Ciudadanos é abrir a porta a governos socialistas, os que arruinaram Espanha", disse Cifuentes.

Até há algumas semanas, ao começar a campanha, muita gente pensava que o Ciudadanos "era a marca branca do Partido Popular", disse a candidata, sublinhando que com o passar do tempo "começa a perceber-se que é a segunda marca do Partido Socialista".

Sobre o PSOE, a candidata disse que votar nos socialistas é votar na "incompetência da gestão e num desbaratar da economia".

E se o fizerem em Madrid, insistiu, estarão a votar em Ángel Gabilondo, "ministro de um governo de José Luís Rodríguez Zapatero, o pior presidente [de Governo] da democracia espanhola".

"Os que afundaram Espanha agora querem afundar Madrid", disse Cifuentes, alertando que o PSOE pode mesmo ter de fazer acordos com a Izquierda Unida (comunistas), "uma esquerda dogmática e sectária que não acredita na liberdade", ou mesmo com o Podemos.

Cifuentes referiu-se ao partido de Pablo Iglesias como "os lobos com pele de cordeiro", os "comunistas do século XXI, que de um dia para o outro dizem que se converteram à social-democracia".

A fechar o evento, Mariano Rajoy mostrou-se convencido de que o PP fez a "melhor campanha eleitoral" e que vencerá as eleições de domingo.

"Vamos ganhar as eleições. A Esperanza será a 'alcaldesa' de Madrid e Cristina a presidente da Comunidade", concluiu Rajoy.

NVI // JPS

Lusa/Fim