Segundo as estatísticas do comércio externo referentes ao segundo trimestre deste ano divulgadas pelo INE, as importações de Cabo Verde em Portugal registaram um aumento de 18,4/% em relação ao trimestre homólogo.

Em segundo lugar dos fornecedores estão os Países Baixos com 13,9%, mas com uma queda de 3,1%, seguida da Espanha (8%).

Segundo os dados do INE, as importações de Cabo Verde aumentaram 7,2% face ao mesmo período do ano passado e a Europa continua a ser o principal fornecedor, com 79,1% do montante total.

No que diz respeito aos clientes, Portugal manteve a segunda posição, recebendo 18,3% do total das exportações de Cabo Verde.

Em primeiro lugar da lista dos principais clientes de Cabo Verde está a Espanha, absorvendo 77,6% do total das exportações cabo-verdianas, um aumento de 48,2%.

A Itália, mesmo tendo uma diminuição de 5,5%, ocupa o terceiro lugar na estrutura das exportações cabo-verdianas.

A Europa continua a ser o principal cliente de Cabo Verde, absorvendo 95,7% do total das exportações e em relação ao 2.º trimestre do ano 2014 as exportações de Cabo Verde para a zona económica aumentaram 31%.

No segundo trimestre deste ano, as exportações para os outros continentes tiveram uma evolução positiva, excetuando para a África que teve uma variação negativa (-1,2%).

No segundo trimestre de 2015, as reexportações de Cabo Verde diminuíram (-49,4%), enquanto as importações e as exportações aumentaram 7,2% e 30,8%, respetivamente, face ao mesmo período de 2014.

"Em consequência, o défice da balança comercial aumentou 4,9% e a taxa de cobertura fixou-se em 10,7%, 2% acima do valor alcançado no trimestre homólogo do ano anterior", explica o INE.

Entre os produtos mais exportados por Cabo Verde estão os peixes, crustáceos e moluscos, com 42,8% do total das exportações, seguidos das conservas de peixes, vestuários e calçados, com 10% e 5%, respetivamente.

Entre os produtos mais importados estão combustíveis, reatores e caldeiras, máquinas e motores, ferro e veículos automóveis.

RYPE // VM

Lusa/Fim