Diogo Jota abriu o caminho da feliz vitória pacense aos 40 minutos, num desvio após canto da esquerda validado pelo árbitro auxiliar, e Bruno Moreira, aos 83, fez o segundo o fixou o resultado, garantindo os três pontos ao Paços de Ferreira, agora isolado no sexto lugar, com 17 pontos, mais três do que o Estoril-Praia, no 10.º lugar.

As duas equipas apostavam na velocidade pelos corredores, redobrando cuidados defensivos para tentar a antecipação ou garantir superioridade sempre que a bola aí chegava, tornando o jogo demasiado tático.

O Paços concedeu a iniciativa ao Estoril e ajustou o habitual 4-3-3 a um 4-4-2, para responder à colocação de Matheuzinho junto do regressado Léo Bonatini, no ataque 'canarinho', com o objetivo de 'amarrar' os centrais e um dos médios e libertar, Dieguinho, sobretudo, uma vez que Gerso, pela direita, tentava conter Hélder Lopes.

A exploração dos erros contrários contribuiu para um jogo muito disputado a meio campo, mas quase sempre longe das duas balizas, bem evidente pelo primeiro remate enquadrado ter surgido somente aos 29 minutos, por Bruno Moreira, à figura de Kieszek.

Mais confortáveis a jogar com bola, os forasteiros insistiam no corredor esquerdo e, na primeira vez que conseguiram libertar-se da marcação, Dieguinho centrou, mas Matheuzinho falhou a emenda, como, mais tarde, já nos descontos do primeiro tempo, errou o remate à baliza de Marafona.

A resposta dos pacenses chegou na forma de golo, aos 40 minutos, após um canto na esquerda e um desvio de Diogo Jota, num lance validado pelo árbitro auxiliar e sem protestos dos jogadores do Estoril.

Andrezinho foi a aposta ganha do treinador do Paços para a segunda parte, conseguindo capitalizar as rotinas do jovem da 'cantera' pacense à posição 10, face às adaptações hoje menos conseguidas de Jota e Fábio Martins, sobretudo, ganhar equilíbrio na luta a meio campo e uma referência nas transições ofensivas.

No segundo período, os locais assumiram claramente uma estratégia de contra-ataque e acabaram por ser felizes neste risco, beneficiando ainda do desacerto de Matheuzinho, que falhou lances de golo aos 75 e 78 minutos e, também, de Gerso, aos 56, quando podia e devia ter rematado, mas quis assistir um colega na área pacense.

De forma algo cínica, os locais acabaram por aproveitar o adiantamento do adversário e resolver o jogo aos 83 minutos, num lance iniciado em Roniel e continuado por Andrezinho, responsável pela assistência para Bruno Moreira anotar o seu terceiro golo da temporada no campeonato.

CYA // PFO

Lusa/Fim